Ásia/Oceania

Com gol na prorrogação, Japão vence Copa da Ásia

O Japão é o campeão da Copa da Ásia, depois de vencer a Austrália por 1 a 0, na prorrogação, em um jogo muito disputado no estádio Khalifa, no Qatar. Os times fizeram um jogo equilibrado, com os australianos conseguindo criar mais chances perigosas, mas o Japão soube segurar e conseguiu marcar seu gol.

Os socceroos dominaram o primeiro tempo, criando mais chances de gol e sendo mais perigoso. O Japão tinha uma postura mais defensiva, armado para jogar no contra-ataque.

A melhor chance do primeiro tempo veio aos 31 minutos. Tim Cahill ajeitou de cabeça para o arremate de Harry Kewell, que mandou por cima do gol em um chute forte de pé direito.

Aos 37, a chance foi do Japão. Em jogada pelo meio, a bola sobrou para o atacante Ryoichi Maeda bater, mas ele pegou mal na bola e mandou por cima do gol.

O jogo ficou com velocidade no segundo tempo. O Japão insistiu em cruzamento para a área e tentava um espaço no meio da defesa australiana, mas os Socceroos estavam bem posicionados e impediam a finalização.

Em contra-ataque, aos 26 minutos, Harry Kewell recebeu em velocidade e avançou pela esquerda, antes de finalizar com força, mas Eiji Kawashima defendeu.

A velocidade dos times na saída para os contra-ataques passou a vigorar, com o tempo passando. O resultado, porém, não saiu do 0 a 0 e o jogo foi para a prorrogação.

No primeiro tempo da prorrogação, os dois times tiveram grandes chances. Na primeira, em uma metida de bola pelo meio para Kewell, a bola sobrou para Brett Emerton, que bateu colocado, mas mandou para fora.

Pouco depois em um bom lance pelo meio, o Japão chegou com toque de bola e Keisuke Honda teve espaço para chutar a gol, mas mandou também para fora, assustando o goleiro.

No segundo tempo, o Japão chegou ao gol. Yuto Nagatomo, que fazia grande partida, chegou à linha de fundo e cruzou para o atacante Tadanari Lee pegar bonito de voleio e marcar 1 a 0. O técnico Alberto Zaccheroni tinha colocado o atacante pouco tempo antes.

Com o título, o Japão chega à quarta conquista da Copa da Ásia, tornando-se o maior campeão do continente.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo