Não tem Benzema que salve: Al-Ittihad joga mal e se complica no Iraque
Em jogo muito ruim, Al-Ittihad de Benzema e Kanté foi derrotado em jogo fora de casa contra o Al-Jawiya e perde chance de garantir classificação tranquila
O Al-Ittihad vinha muito bem obrigado até aqui na Champions League Asiática, mas tomou uma invertida jogando no Iraque. Diante do Al-Jawiya, o time comandado por Nuno Espírito Santo fez uma péssima partida, foi pior que o adversário e acabou derrotado por 2 a 0. Poderia ter sido mais e o prejuízo é significativo: o time do Iraque, cujo nome significa “Air Force Club” (grafia em inglês que está no escudo, inclusive), agora passa a ter a vantagem no confronto direto, o primeiro critério de desempate.
O time saudita, um dos quatro turbinados pelo dinheiro do fundo soberano do país, é favorito em seu grupo, continua em primeiro lugar, mas agora tem a ameaça do clube iraquiano para lidar nos próximos jogos.
O Al Ittihad veio para o jogo com 100% de aproveitamento com três vitórias no Grupo C, mesmo tendo disputado dois e não três jogos. Isso porque o jogo contra o Sepahan, no Irã, não aconteceu porque o clube iraniano colocou em campo um busto do general Qassem Soleimani, pivô com disputas contra a Arábia Saudita. A Confederação Asiática de Futebol, AFC, considerou uma violação do Sepahan e o Al Ittihad ficou com a vitória.
Já o Al-Jawiya chegou a esta partida com duas uma, um empate e uma derrota, após empatar com o Sepahan em casa por 2 a 2 na primeira rodada, vencer o AGMK na segunda rodada por 2 a 1 e perder do próprio Al Ittihad, na Arábia Saudita, por 1 a 0. Apenas o primeiro colocado de cada grupo se classifica, além dos três melhores segundos colocados de cada região (leste e oeste) então vencer era fundamental para o time iraquiana.
Cadê Benzema?
Durante todo o primeiro tempo, o craque do Al-Ittihad, Karim Benzema, mal tocou na bola. É verdade que o gramado ruim do estádio do Al-Jaqiya não ajudava, mas o time da casa era quem mandava na partida.
Logo no começo do jogo, o Air Force foi quem teve uma boa chance. O goleiro Abdullah Al-Mayouf saiu jogando errado e deu a bola nos pés de Ali Jasim Elaibi, que fintou na frente da marcação e finalizou. A bola tocou no pé da trave e saiu, mas assustou.
O Al Ittihad só conseguiu assustar aos 20 minutos, quando Jota, de fora da área, chutou firme e obrigou o goleiro Mohammed Hameed a trabalhar e mandar o chute rasteiro no canto para escanteio.
No fim do primeiro tempo, o Al-Jawiya conseguiu o gol. Ibrahim Bayesh recebeu na direita, passou para Mohanad Abdulraheem, que foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Ali Jasim Elaibi, que bateu de primeira para marcar 1 a 0. Um justo prêmio ao time que jogou melhor no primeiro tempo.
A bola pune: Vem o segundo gol
Logo no início da segunda etapa, o segundo gol ficou perto em nova jogada pela direita que novamente encontrou Ali Jasim Elaibi, mas o camisa 10 furou. Só que não seria a única chance.
Aos sete minutos, o time iraquiano encontrou o segundo gol. Nova jogada pela direita, cruzamento rasteiro de Bayesh, que encontrou Mohanad Abdulraheem dominar a bola dentro da área com uma imensa facilidade e marcar 2 a 0.
Era de se esperar que o Al-Ittihad, com todo seu poder de fogo, mudasse a postura para tentar atacar mais e se recuperar na partida. O que se viu, porém, é que o Al-Jaqiya continuava tocando a bola até com certa tranquilidade e, eventualmente, chegando ao ataque, normamente pelo lado direito.
Em nenhum momento o Al-Ittihad pareceu conseguir controlar o jogo, ou mesmo reagir à altura. O time da casa ficou confortável na partida e se manteve com a vantagem até o fim. Uma vitória crucial aos planos do Al-Jawiya, que assim se mantém com esperanças de classificação.
O Al-Ittihad ainda lidera o grupo com nove pontos, enquanto o Al-Jjawiya sobe para sete. Na próxima rodada, no dia 27 de novembro, o Al-Ittihad enfrenta o AGMK, enquanto o Al-Jawiya vai até o Irã enfrentar o Sepahan.