Água mole em pedra dura… Michael e Mitrovic comandam bombardeio do Al-Hilal, que vence Mumbai na Champions da Ásia
Al-Hilal alcança os dez pontos no Grupo D da Champions Asiática e se classifica para a próxima fase da competição
O Al-Hilal venceu o Mumbai City, da Índia, pelo placar de 2 x 0 em jogo realizado na tarde desta segunda-feira no DY Patil Stadium e válido pela 4ª rodada da Champions Asiática. Os gols do time árabe foram marcados no 2º tempo, por intermédio do brasileiro Michael, e também do atacante sérvio Mitrovic, artilheiro da competição com cinco gols marcados. O resultado classificou o time de Jorge Jesus para a próxima fase do torneio.
Com o resultado, o Al-Hilal alcançou os dez pontos na tabela do Grupo D e divide a liderança da chave ao lado do Navbahor, que nesta rodada bateu o Nassaji Mazandaran, do Irã. Na próxima rodada, os dois times se enfrentarão, no Uzbequistão, em jogo que vai definir o primeiro e o segundo colocado do grupo. Sem pontuar ainda na Champions Asiática, o Mumbai City está eliminado.
Al-Hilal domina, mas não consegue balançar as redes
Apesar do domínio territorial e das chances criadas pelo time do Al-Hilal, quem criou as primeiras duas oportunidades de marcar na partida foi o Mumbai City. Em três minutos de partida, o time indiano já havia chegado em duas oportunidades após falhas do zagueiro Koulibaly. O time árabe acordou na partida a partir dos seis minutos da etapa inicial e a partir daí tomaria o controle do jogo por completo.
Na primeira chegada do time comandado por Jorge Jesus, Mitrovic foi lançado em profundidade e saiu cara a cara com o goleiro Lachenpa, do Mumbai City, que praticou bela defesa ao sair nos pés do atacante do Al-Hilal. Aos sete minutos, Al-Dawsari recebeu da entrada da área e chutou forte para o gol. A bola desviou na defesa do time indiano e passou com perigo à esquerda da meta defendida por Lachenpa. Na cobrança de escanteio, Tambkti aproveitou o rebote e chutou de perna direita da entrada da grande área, fazendo a bola passar com perigo por cima do gol do Mumbai City.
Três minutos depois, aos 11 minutos, após nova cobrança de escanteio em favor do Al-Hilal, a bola foi desviada na primeira trave e sobrou limpa para o brasileiro Malcom. O atacante estava livre, leve e solto na 2ª trave, mas acabou abaixando demais a cabeça para complementar a jogada e perdeu uma clara chance de abrir o marcador. Na metade do primeiro tempo, o Al-Hilal detinha o domínio territorial do jogo, tentava infiltrar na forte linha defensiva do Mumbai City, mas parava nos erros de passe e na forte marcação do time indiano.
Mesmo assim, aos 23 minutos, Rúben Neves teve ótima oportunidade após chute de primeira de fora da área. Mais uma vez, o goleiro Lachenpa trabalhou e evitou o primeiro gol do Al-Hilal no jogo. Aos 29 minutos foi a vez de Michael fazer uma linda jogada pelo lado direito, rabiscar e tirar para dançar a defesa do Mumbai City, o ponteiro cruzou rasteiro para dentro da área, mas a defesa indiana, bem postada, tirou mais uma vez.
Aos 36 minutos, o último lance de maior perigo no primeiro tempo. Salem Al-Dawsari tabelou com Mitrovic e chutou bem da entrada da área, obrigando Lachenpa a fazer mais uma grande defesa, se consolidando como o melhor jogador em campo na primeira etapa de jogo.
Expulsão no Mumbai City é fundamental para vitória do Al-Hilal
O cenário do segundo tempo na Índia se manteve bem similar ao primeiro tempo. O time do Al-Hilal foi ao ataque, trocando passes, pressionando a saída de bola e empurrando o time do Mumbai City para o seu campo de defesa. Restava ao time indiano aceitar esta pressão para tentar, em um contra-ataque, ou bola parada, marcar um gol. Porém, quem criou as principais oportunidades para marcar foi o time árabe, que não fosse pela brilhante atuação de Lachenpa, teria repetido a goleada de 6 x 0 que construiu no 1º turno do grupo.
Aos sete minutos, após linda jogada coletiva do ataque do Al-Hilal, Malcom lançou Rúben Neves no ponto futuro. O português cruzou rasteiro para o meio da área, achando Salem Al-Dawsari livre de marcação e com o gol aberto, porém, o atacante saudita perdeu um gol feito. Dois minutos mais tarde, aos nove, aconteceu o lance que mudaria drasticamente a história do jogo no DY Patil Stadium. Mehtab Singh, um dos pilares defensivos do time do Mumbai City cometeu uma falta dura sobre Rúben Neves, como já tinha cartão amarelo, acabou expulso, deixando o confronto ainda mais complicado ao time indiano.
A partir deste momento o jogo que já era de domínio do Al-Hilal passou a ser um treinamento de ataque contra defesa, com o time árabe empilhando oportunidades e perdendo chances claras. Na primeira boa chegada do Al-Hilal, Rúben Neves acertou um lindo chute colocado da linha lateral da grande área pela ponta esquerda. O goleiro Lachenpa se esticou todo e mandou a bola pela linha de fundo. De tanto insistir e pressionar, o Al-Hilal seria recompensado, abrindo o marcador com o brasileiro Michael.
Aos 16 minutos, o lateral-esquerdo Al-Burayk puxou ajogada para a linha de fundo, trouxe para a sua perna direita e cruzou na medida para o brasileiro, que saiu de trás da marcação para abrir o placar na Índia. O gol da equipe árabe fez o emocional do Mumbai City desmoronar. O time indiano se limitou somente a se defender, enquanto o Al-Hilal insistia para marcar o 2º gol e fechar a conta. Aos 18 minutos, Al-Burayk fez mais um belo cruzamento, encontrando o lateral-direito Abdulhamid, que subiu mais do que a marcação e por pouco não marcou o segundo gol.
O sérvio Mitrovic tentava de todas as formas deixar a sua marca e aos 25 minutos teve a chance de ampliar o marcador após receber belo passe na entrada da área e chutar forte de perna direita, fazendo a bola explodir na trave do goleiro Lachenpa. Nove minutos mais tarde, Mitrovic teve mais uma chance. Outra vez pelo lado esquerdo, Al-Dawsari cruzou rasteiro e Tambakti chutou de primeira, Lachanpa defendeu e no rebote o atacante sérvio, de peixinho, tentou marcar o segundo gol, mas foi bloqueado.
Mas aos 40 minutos não teve jeito. Resiliência é a palavra-chave que pode melhor definir o segundo tento marcado pelo Al-Hilal. Jogada de Malcom pela ponta esquerda, que cruzou na medida para Mitrovic, que de tanto insistir, mandou para o fundo do barbante, ampliando o marcador na Índia, e garantindo a vitória do time árabe na Champions Asiática;