Sul-Americana

A verdade é uma só: o Internacional deu muita sorte no sorteio da Sul-Americana

Internacional terá Delfín, Belgrano e Real Tomayapo pela frente na fase de grupos da Copa Sul-Americana

O Internacional conheceu na noite de segunda-feira (18) seus adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana. O Colorado está no Grupo C, ao lado de Delfín (EQU), Belgrano (ARG) e Real Tomayapo (BOL). A estreia será em Córdoba, na Argentina, entre os dois jogos da final do Campeonato Gaúcho, caso passe pelo Juventude.

Todos os duelos nesta primeira fase serão inéditos para o Inter em competições oficiais. Reforçado, o Colorado desponta como claro favorito do grupo para terminar na liderança e ficar com a vaga direta para as oitavas de final — o segundo colocado disputará playoff contra um terceiro colocado da fase de grupos da Libertadores.

O Internacional tem a seguinte sequência de jogos na Sul-Americana

    • Belgrano (ARG) x Internacional — Semana de 03/04
    • Internacional x Real Tomayapo (BOL) — Semana de 10/04
    • Delfín (EQU) x Internacional — Semana de 24/04
    • Real Tomayapo (BOL) x Internacional — Semana de 08/05
    • Internacional x Delfín (EQU) — Semana de 15/05
    • Internacional x Belgrano (ARG) — Semana de 29/05

Delfín: o cetáceo da região litorânea do Equador

Campeão equatoriano em 2019, o Delfín chegou às oitavas de final da Libertadores de 2020, quando levou 8 a 1 do Palmeiras no agregado. O clube fundado em 1989 disputará sua terceira Copa Sul-Americana. Mas pela primeira vez chegou à fase de grupos, após golear o Deportivo Cuenca, por 5 a 2, fora de casa, na fase preliminar.

El Cetáceo, como é apelidado por ter um golfinho no símbolo, é de Manta, na região litorânea do Equador. A expectativa é que Enner Valencia, capitão e ídolo da seleção local, seja bastante assediado quando o Inter for jogar lá.

Belgrano: ex-clube de Vegetti, de Córdoba

Se todos os confrontos dessa fase de grupos da Sul-Americana são inéditos para o Inter em competições oficiais, o Colorado já teve um duelo amistoso com o Belgrano. Foi em 1979, em excursão pela Argentina, na qual a equipe de Córdoba venceu por 2 a 0.

No ano passado, na Copa da Liga Argentina, o Belgrano ficou na terceira colocação do Grupo B, sendo eliminado para o River Plate nas quartas de final. No Campeonato Argentino, em que tinha Vegetti, hoje no Vasco, como destaque, terminou na 13ª colocação. O time de Córdoba não começou bem a atual temporada, e soma apenas uma vitória em dez jogos no campeonato local.

Real Tomayapo: um jovem debutante em competições internacionais

Desconhecido do futebol brasileiro, o jovem Real Tomayapo, da Bolívia, tem apenas 25 anos de fundação e estreia em competições internacionais. O clube subiu para a primeira divisão local em 2021, e ficou na sexta colocação na temporada passada, o que classificou a equipe, de forma inédita, para a Copa Sul-Americana. Na fase preliminar, o Verdiblanco eliminou o Jorge Wilstermann nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal.

A boa notícia para o Inter é que o Real Tomayapo é de Tarija, em que a altitude é de cerca de 1.800 m. Metade, por exemplo, da altitude de La Paz, que o Colorado teve que encarar no ano passado, no confronto com o Bolívar, pelas quartas de final da Libertadores.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo