São Paulo segue cartilha de uma “noite de Copa” e avança na Sul-Americana
Tricolor dá amostra de força, vence o San Lorenzo por 2 a 0 no Morumbi, e garante vaga nas quartas de final
O São Paulo está nas quartas de final da Copa Sul-Americana. E isso é ser muito, mas muito simplista para explicar os 90 e tantos minutos de futebol desta quinta-feira (10), em um Morumbi tomado por mais de 51 mil torcedores. Mais do que a vaga, o Tricolor seguiu a cartilha que uma “noite de Copa” exige. Soube sofrer, soube brigar, soube jogar. E, sobretudo, soube vencer o San Lorenzo por 2 a 0.
Calleri e Luciano – sempre eles – marcaram os gols da vitória que soterrou a derrota por 1 a 0 sofrida no jogo de ida na Argentina. Vitória que é uma amostra de força da equipe de Dorival Júnior. Uma equipe talhada para jogos como este. E para brigar por títulos.
São Paulo cumpre à risca todas as exigências de uma noite de Copa
O São Paulo entrou para jogar “a vida”, e bastou o apito inicial para que o hino do clube ressoasse com força no Morumbi, entoado por mais de 50 mil vozes são-paulinas nas arquibancadas. Mas a verdade é que essa atmosfera de decisão demorou a contagiar os jogadores e a se refletir em campo.Esqueça aquela pressão avassaladora inicial costumeira de um time que joga em casa e está em desvantagem em mata-mata. A solidez de um San Lorenzo que se defendia com os 11 jogadores atrás da risca do meio-campo neutralizou qualquer tentativa de “abafa” tricolor. E o pior. Os argentinos ainda escapavam ferozmente nos contra-ataques, a ponto de fazer estremecer, não o estádio, mas as traves guardadas por Rafael. Aos 21, Barrios limpou Rafinha e Arboleda e acertou o travessão – que ficou balançado. Um golpe que só teve impacto ainda maior sobre a equipe de Dorival Júnior.
+ LEIA MAIS: Nem mesmo uma classificação épica muda o tom tranquilo de Dorival
Um susto dos bons para fazer o espírito de decisão do São Paulo enfim despertar em campo. No lance seguinte, Wellington Rato saiu na cara de Batalla, que fechou o ângulo. A bola sobrou para Caio Paulista finalizar e ver o zagueiro rival salvar praticamente em cima da linha. Depois, Alisson só não fez um golaço, porque o mesmo Batalla voou para tirar a bola que ia no ângulo. O Tricolor, de tão agressivo, exagerou (mesmo com razão) em reclamações efusivas com a arbitragem para coibir a cera argentina no Morumbi. Mas decisão é assim, mesmo. E ninguém melhor no elenco do que Calleri para transformar toda a entrega e a luta da equipe em gol. Aos 44,Rato cobrou falta para a área. O argentino “atropelou” a marcação adversária e subiu na base da força para abrir o placar de cabeça.. É, toca nele, que é gol – mesmo.
Em uma noite de Copa, as adversidades surgem a todo instante, e é preciso se moldar a elas para sair vivo. Logo no início do segundo tempo, Caio Paulista sentiu uma fisgada na coxa direita e precisou ser substituído por Wellington. Apenas um contratempo em 90 minutos de futebol que pareciam destinados a uma classificação são-paulina. Pois o São Paulo de Dorival não foi brilhante, nem viveu uma de suas melhores atuações. Mas cumpriu à risca todas as exigências de um mata-mata.
Quando precisou ser na força, Calleri apareceu. Quando precisou resolver na base da técnica, quem brilhou foi uma cria de Cotia. Nem parecia que Rodrigo Nestor, de 23 anos, carregava nas costas a pressão de uma torcida que sempre espera mais dele. Nesta quinta-feira, era impossível pedir algo além do que ele fez. Aos 21, o meia recebeu dentro da área e virou para trás. Induziu toda a defesa a sair da área, só para tocar para o outro lado. Onde Luciano, sempre decisivo, estava livre… Para decidir mais uma vez. A partir daí, o San Lorenzo foi da cera ao desespero. E o São Paulo foi da desvantagem a uma classificação soberana.
A primeira decisão já foi
Classificado, o São Paulo agora aguarda o vencedor do confronto entre LDU, do Equador, e os chilenos do Ñublense para conhecer seu adversário nas quartas de final. A equipe equatoriana venceu o jogo de ida no Chile e joga por um empate em casa ainda nesta quinta-feira para ficar com a vaga nas quartas de final. Mas agora, tudo é Copa do Brasil, mesmo que a equipe tenha compromisso pelo Brasileirão, contra o Flamengo no Maracanã, no fim de semana.
O Tricolor recebe o Corinthians no Morumbi pelo jogo da volta da semifinal na próxima quarta-feira (16), às 19h30 (horário de Brasília). A exemplo do que ocorreu nesta quinta, a equipe precisa vencer por dois gols para se classificar, ou por um para levar a decisão aos pênaltis. O São Paulo perdeu a ida por 2 a 1 em Itaquera.
Eliminação não foi o pior da noite do San Lorenzo
Eliminado da Sul-Americana, o San Lorenzo ainda deixa o Morumbi sob a vergonha de um ato racista por um de seus torcedores na arquibancada superior. Um vídeo publicado pelo portal ge.globo mostra um hincha imitando um macaco na direção da torcida são-paulina. A Polícia Militar foi até o setor para intervir.
— 🎥 colunavídeos (@otricolorcoluna) August 10, 2023
Estatísticas de São Paulo x San Lorenzo – Sul-Americana 2023
Posse de bola: Sâo Paulo 70% x 30% San Lorenzo
Chutes: Sâo Paulo 12 x 6 San Lorenzo
Chutes a gol: Sâo Paulo 5 x 0 San Lorenzo
Gols: Jonathan Calleri (45’), Luciano (67’)