Sul-Americana

Quebra de protocolo e polícia fora do estádio: Como Conmebol pode punir clubes na Sul-Americana?

Barbárie nas arquibancadas do Libertadores de America paralisou partida entre Independiente e Universidad de Chile

O jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Independiente x Universidad de Chile foi cancelado após cenas de barbárie nas arquibancadas do Libertadores de América. O quebra-quebra deixou feridos e desaparecidos, cuja repercussão espantou o mundo do futebol.

Parte da torcida chilena ateou fogo em objetos e arremessou cadeiras em direção ao setor dos argentinos, além de quebrar banheiros do estádio. Torcedores de La U tiveram que deixar o espaço — só que algumas pessoas não saíram e acabaram atacadas por representantes do Rojo.

Ataques brutais com paus, barras de ferro e facas, dentro e fora do estádio, resultaram em 19 feridos, conforme informado pela Universidad de Chile. Ainda não há relatório oficial da tragédia, mas autoridades chilenas e argentinas trouxeram atualizações nesta quinta-feira (21).

O saldo da selvageria em Independiente x Universidad de Chile

Chilenos e argentinos entraram em conflito no Libertadores de América (Foto: Imago)
Chilenos e argentinos entraram em conflito no Libertadores de América (Foto: Imago)

Nas imagens lamentáveis da selvageria, é possível ver um torcedor de La U desesperado tentando fugir da invasão de parte da torcida do Rojo. Na sequência, ele cai das arquibancadas. O embaixador do Chile na Argentina, José Antonio Viera-Gallo, garantiu que o estado de saúde do homem não é grave.

— Algumas pessoas foram levadas ao hospital. O torcedor que caiu está fora de perigo; felizmente, havia um teto, então ele está completamente fora de perigo.

Por outro lado, o embaixador informou que cinco chilenos seguem no hospital, sendo que uma dessas pessoas “está em estado grave devido a um ataque com arma de fogo”. O chileno “AlAireLibre” divulgou uma lista com os 19 feridos.

Viera-Gallo também disse que 97 torcedores da Universidad de Chile foram detidos na Argentina, incluindo três mulheres e cinco menores de idade. O presidente de La U, Michael Clark, acompanhou o embaixador nas visitas aos hospitais.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Falta de escolta ao ônibus no retorno ao Chile

Ainda de acordo com “AlAireLibre”, houve uma quebra de protocolo no retorno da delegação da Universidad de Chile à terra natal. No trajeto do hotel ao aeroporto, o ônibus de La U não teve escolta policial, o que constitui uma violação no artigo 19 do Regulamento de Segurança da Conmebol 2025.

Como consequência, o Independiente corre o risco de sofrer sanções disciplinares da entidade sul-americana, que irá avaliar o caso — assim como definir quem deve seguir no torneio, já que a partida não será reiniciada após a suspensão no início do 2º tempo, quando o placar era de 1 a 1.

Como Conmebol pode lidar com o caso na Sul-Americana?

Chilenos e argentinos devem ser punidos pela Conmebol (Foto: Imago)
Chilenos e argentinos devem ser punidos pela Conmebol (Foto: Imago)

O Código Disciplinar da Conmebol determina punições aos clubes cujos torcedores se envolvam em brigas no estádio e seus arredores. O Regulamento de Segurança da Conmebol diz que o anfitrião — nesse caso o Rojo — é responsável por formar uma Equipe de Gestão para Segurança (EGS).

A “TyC Sports” informou que 659 policiais estavam trabalhando na decisão das oitavas da competição, porém, eles não estavam dentro do Libertadores de América. Dentro das arquibancadas, 150 seguranças privados, contratados pelo Independiente, ficaram responsáveis pelo serviço de proteção.

O artigo 14 do Código Disciplinar de 2023 da entidade prevê sanções disciplinares aos clubes em “casos de comportamento incorreto ou inapropriado dos seus adeptos”. Confira abaixo quais são as possíveis punições.

  1. Obrigação de jogar um ou vários jogos a portas fechadas, ou com um número limitado de espectadores;
  2. Fechamento parcial do estádio;
  3. Proibição de disputar um ou vários jogos num determinado estádio;
  4. Obrigação de disputar um ou mais jogos em campo neutro;
  5. Obrigação de disputar um ou mais jogos em um terceiro país;
  6. Anulação do resultado de uma partida;
  7. Determinação do resultado de uma partida;
  8. Repetição do jogo;
  9. Proibição de venda e/ou compra de entradas;
  10. Redução de pontos;
  11. Retirada ou cancelamento de licença;
  12. Desclassificação de competições em andamento e/ou exclusão de competições futuras; Implementação de um plano de prevenção;
  13. Retenção de ingressos em competições da Conmebol;
  14. Proibição de inscrição de novos jogadores em competições da Conmebol;
  15. Restrição ao número de jogadores que um clube pode inscrever para participar de competições da Conmebol.
Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo