Fortaleza confirma freguesia argentina no Castelão e promete pedreira para o Corinthians
Laion aumenta lista de eliminação de argentinos em casa e marca novo encontro com o Alvinegro na competição
Com o Fortaleza mandante, o Castelão recebeu times argentinos por 6 vezes até esta quarta-feira (21). O Leão tinha vencido quatro e empatado duas, seguia invicto, incluindo um 4 a 2 neste ano em cima do Boca Juniors. E, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana hoje, isso não mudou.
Mesmo saindo atrás do placar, gol de Facundo Mallo, o Laion de Juan Pablo Vojvoda mostrou a força mental de sempre para responder cinco minutos depois e empatar com o artilheiro Lucero, de volta após quase um mês por uma lesão.
A equipe cearense continuou pressionando, os pênaltis se aproximavam e estava difícil para marcar mais um. Eis que Tinga tirou um belo passe da cartola para Yago Pikachu cravar na saída de Broun.
Ainda deu tempo de fechar o 3 a 1, em rebote de Pikachu, Sasha completou para as redes. Após empatar a ida por 1 a 1, confirmada a classificação às quartas da competição sul-americana.
As partidas do Fortaleza contra argentinos no Castelão:
- Fortaleza 3 x 1 Boca Juniors – Amistoso – 2010
- Fortaleza 2 x 1 Independiente – Sul-Americana – 2020
- Fortaleza 1 x 1 River Plate – Libertadores – 2022
- Fortaleza 1 x 1 Estudiantes – Libertadores – 2022
- Fortaleza 3 x 2 San Lorenzo – Sul-Americana – 2023
- Fortaleza 4 x 2 Boca Juniors – Sul-Americana – 2024
- Fortaleza 3 x 1 Rosario Central – Sul-Americana – 2024
Nas quartas, o Fortaleza reencontrará o Corinthians, que eliminou nos pênaltis o Red Bull Bragantino ontem. Os times se enfrentaram na semifinal do ano passado, quando o Leão amassou no Castelão para avançar para final, na qual perdeu para LDU.
O duelo entre paulistas e cearenses terá a ida na semana do dia 18 de setembro, no Ceará, enquanto a volta acontecerá na semana de 25 de setembro, na Neo Química Arena.
Pouco futebol no primeiro tempo
Um lance que exemplifica bem o que foram os primeiros 45 minutos aconteceu aos 36. Roubada de bola do Rosario Central, contra-ataque fulminante, Jonatan Gómez tabelou com Copetti e, na hora de finalizar, furou feio, matando completamente a jogada.
Ambos times não tiveram sucesso ofensivo na etapa inicial.
Talvez por estratégia, os argentinos ficaram em um 4-4-2 bem compacto e em bloco médio. Quando roubavam a bola, pouco arriscavam e não atacavam com muita gente. Por isso, só teve chutes de longe, como na tentativa de Ibarra, a mais perigosa, para fora.
O Fortaleza, mais com a bola, jogava em uma espécie de 3-2-5 no momento ofensivo, que era estático e pouco criativo. Não conseguia infiltrar nas linhas adversárias. O máximo que fez veio em jogada individual: Pochettino saiu de dentro para fora, levando para linha de fundo antes de cruzar para trás e Breno Lopes chutar em cima da marcação.
Fortaleza dá show após sofrer gol
O gol sofrido cedo, logo aos 2 minutos, não abalou em nada o Laion. A equipe, empatando rapidamente, manteve a pressão. Apesar de um raro susto em uma chegada de Luca Martínez Dupuy cara a cara — João Ricardo brilhou –, a equipe dominou as ações.
Após Bruno Pacheco quase fazer o segundo, Hércules tentou de longe e, no fim, quem virou foi Pikachu. Kervin Andrade saiu do banco e ficou o terceiro, reservado para Lucas Sasha nos acréscimos.