Sul-Americana

Corinthians quer ‘virar a página’ no Brasileirão após goleada na Sul-Americana

Vitória convincente sobre o Argentinos Juniors é a injeção de ânimo que o elenco do Timão precisava para próximo confronto do Brasileirão

A goleada do Corinthians sobre o Argentinos Juniors por 4 a 0, na última terça-feira (15), foi um divisor de águas diante do momento conturbado que a equipe vive, em meio a polêmicas e a possível saída de Cássio. Em má fase no Brasileirão, a um ponto da zona de rebaixamento, o Timão vinha de uma derrota para o Flamengo, na última rodada. No entanto, o resultado mais recente pela Sul-Americana é uma injeção de ânimo, principalmente para buscar a classificação no torneio continental.

Se a equipe alvinegra vencer o Racing-URU, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Sul-Americana, assumirá a primeira colocação da chave, avançando de forma automática às oitavas de final. Os segundos colocados disputam a repescagem com os eliminados da Libertadores.

— A gente está bem focado, a gente não vinha de um resultado bom, mas hoje a gente pôde virar a página, conseguimos uma boa partida. É um bom resultado para semana que vem a gente ir em busca da classificação — afirmou o meia Breno Bidon, na zona mista, após a vitória.

Fator casa é fundamental

O calendário cheio prejudica o Corinthians, em relação ao desgaste, principalmente porque confrontos importantes aconteceram em intervalo muito curto de tempo, impossibilitando que António Oliveira pudesse poupar peças fundamentais do elenco. Porém, a sequência de jogos em casa deve beneficiar o Timão na próxima rodada do Brasileirão. O time terá mais um dia de descanso em suas dependências, sem precisar viajar.

Jogando dentro de seus domínios, a expectativa cresce para o embate diante do Botafogo, quarto colocado na tabela do Brasileirão. Isso porque o desempenho do time na Neo Química Arena é ótimo. São dez jogos, sendo cinco vitórias, dois empates e apenas três derrotas, com 15 gols marcados e apenas oito sofridos.

— Temos que esperar o que aconteceu hoje, com a torcida empurrando desde os primeiros minutos de jogo, até antes do início, e a gente no cangote dos caras ali, não deixar eles saírem jogando, imprimir nosso ritmo. É o que vai acontecer. Espero que a gente possa corresponder dentro de campo, o que a torcida vem fazendo fora, porque o que a gente vê nas arquibancadas é sem comentários. Então, a torcida merece pelo menos o mínimo da gente, que é correr, batalhar e corresponder ali dentro — disse o volante Raniele.

Marcação cerrada

Neste panorama, pela necessidade de pontuar, a equipe de António Oliveira também adotou uma nova postura, principalmente quando atua em Itaquera. Além da pressão alta, na saída de bola dos adversários, a marcação é dobrada em cada lance. Na última rodada da Sul-Americana, a estratégia ficou clara diante dos argentinos, que mal conseguiram sair do seu campo de defesa.

— Tem que ser assim, né? O Corinthians se caracterizou por isso há algum tempo. Espero que a gente possa resgatar isso. É um sistema que o António também gosta de usar, de pressionar o adversário e não deixar respirar. Acredito que, agindo desta maneira, a gente possa fazer bons jogos e com bons resultados — concluiu jogador.

Próximos jogos do Corinthians

  • Corinthians x Botafogo — 7ª rodada do Campeonato Brasileiro — Neo Química Arena — domingo, 19 de maio, às 16h (horário de Brasília);
  • Corinthians x América-RN — jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil — Neo Química Arena — quarta-feira, 22 de maio, às 20h (horário de Brasília);
  • Atlético-GO x Corinthians — 8ª rodada do Campeonato Brasileiro — Estádio Antonio Accioly — sábado, 25 de maio, às 18h30 (horário de Brasília).
Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo