Sul-Americana

‘Tem que brigar por tudo’: Augusto Melo quer Corinthians na corrida por título da Sul-Americana

Apesar de previsões conservadoras da diretoria para a temporada, Augusto Melo adota discurso totalmente diferente após sorteio da Sul-Americana

Se na teoria, as previsões para o Corinthians em todas as competições da temporada são conservadoras, segundo o orçamento revisado pela própria diretoria, na prática, Augusto Melo tem um discurso totalmente diferente. Na última segunda-feira (18), após o sorteio dos grupos da Copa Sul-Americana, o presidente disse que o Timão estará na briga por todos os títulos que disputar em 2024.

— Corinthians é o Corinthians. Onde for tem que brigar por tudo, estamos fazendo esse trabalho, montando uma equipe forte para brigar por tudo – disse em entrevista ao ge, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Na semana passada, Trivela divulgou os detalhes do documento financeiro que aponta metas bastante conservadoras para o ano competitivo do Corinthians. Na Sul-Americana, por exemplo, a expectativa é que o time alvinegro chegue somente até às oitavas de final. A mesma previsão foi definida para a Copa do Brasil. Já no Campeonato Brasileiro, espera-se que o Alvinegro encerre sua participação no 7º lugar da tabela.

Vale ressaltar que o Timão já deixou de cumprir a meta prevista para o Paulistão deste ano, com a queda na fase de grupos. O esperado era que a equipe chegasse pelo menos à semifinal.

Em sua última participação na Sul-Americana, em 2023, o Corinthians caiu na semifinal para o Fortaleza, que foi vice-campeão. A equipe se classificou direto para a fase de grupos da competição continental após ser eliminada da Libertadores.

Logística da Sul-Americana agrada Augusto Melo

Um dos pontos que anima Augusto Melo na corrida pela taça da Sul-Americana é a logística. Isso porque o Timão enfrentará Argentinos Juniors-ARG, Racing-URU e Nacional-PAR ao longo da etapa, que está marcada para começar a partir do dia 2 de abril.

Ao longo de toda a fase de grupos, as viagens mais longas que o elenco do Corinthians fará, terão duração de 02h40 de avião: Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. O voo para Assunção, no Paraguai, terá a duração de 02h05, ainda mais curta. Nas três cidades, o Timão não terá de lidar com a altitude.

— Futebol hoje está complicado e difícil. Lá dentro é 11 contra 11, sabemos da nossa dificuldade. Foi boa a parte logística, mais interessante, vir um dia e outro jogar. A logística foi o que mais me agradou – analisou o dirigente.

Regulamento da Sul-Americana

A Sul-Americana manteve o formato anterior do regulamento, com os primeiros colocados de cada grupo avançando direto às oitavas de final, enquanto os vice-líderes ficam enfrentam os times que terminarem em terceiro nas chaves da Libertadores. Todo o mata-mata será disputado em ida e volta, com exceção da final, que terá partida única, no dia 23 de novembro, em sede a ser definida.

Veja os jogos do Corinthians na fase de grupos:

  • Racing (URU) x Corinthians — semana do dia 02/04
  • Corinthians x Nacional (PAR) — semana do dia 10/04
  • Argentinos Jrs (ARG) x Corinthians — semana do dia 24/4
  • Nacional (PAR) x Corinthians — semana do dia 8/5
  • Corinthians x Argentinos Jrs (ARG) — semana do dia 15/5
  • Corinthians x Racing (URU) — semana do dia 29/5

Os dias e os horários exatos de cada partida ainda serão divulgados pela Conmebol.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo