Foi graças a um bate e volta europeu que Braithwaite salvou o Grêmio no Paraguai
Jemerson falha feio, mas atacante dinamarquês decide em vitória do Imortal no Paraguai

A cada jogo que passa, Martin Braithwaite cai mais nas graças da torcida do Grêmio. Com gol decisivo do atacante dinamarquês, o Imortal venceu o Sportivo Luqueño por 2 a 1, no Estádio Defensores del Chaco, em partida válida pela primeira rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana.
O que pouca gente sabe é que Braithwaite poderia não ter entrado em campo no Paraguai. Após o segundo jogo da final do Campeonato Gaúcho, contra o Internacional, o camisa 22 teve uma lesão no músculo adutor longo da coxa direita diagnosticada. A previsão inicial era de que ele ficasse três semanas fora, mas seu retorno acabou antecipado.
Na semana passada, Braithwaite foi liberado pela diretoria do Grêmio para tratar o problema em uma clínica de performance física na Alemanha. O bate e volta europeu, ao que parece, foi um sucesso.
De volta a Porto Alegre no último sábado (29), o dinamarquês acompanhou a vitória tricolor sobre o Atlético-MG, na Arena, e deu continuidade ao tratamento da lesão no CT Luiz Carvalho na segunda-feira (31). O gol anotado na noite desta quarta-feira (2) foi o oitavo do atacante na atual temporada.
3 PONTOS NA BAGAGEM: Sportivo Luqueño 1×2 #Grêmio
— Grêmio FBPA (@Gremio) April 3, 2025
Com gols de Arezo e Braithwaite, vencemos em nossa estreia pela #SulAmericana25. Um duelo longe de casa mas sempre com o apoio da torcida Tricolor. VAMOS! 🇪🇪 #CSLxGRE pic.twitter.com/Kfc4T9nAaL
Jemerson falha feio, e Grêmio leva “gol de pelada”
A fase da defesa do Grêmio é tão ruim, que o Sportivo Luqueño precisou de apenas três minutos para balançar as redes de Tiago Volpi. Por sorte, Marcelo Pérez estava ligeiramente à frente de Jemerson, e o impedimento foi assinalado pelo bandeira.
Depois do susto, o Imortal botou a bola no chão, controlou as ações e chegou ao seu primeiro gol. Com auxílio do VAR, o árbitro viu Pablo Aguilar atingir o pé de Cristaldo dentro da área, e apontou para marca da cal. Pênalti. Frio, Arezo deslocou o goleiro Alfredo Aguilar e abriu o placar em Assunção.
O gol, em um primeiro momento, fez bem ao Grêmio. Mas a desatenção e a falha de comunicação na defesa puniu a equipe gaúcha mais uma vez na temporada. Com 29′ no relógio, Jemerson cochilou em cobrança de lateral, não recompôs a tempo, e Federico Santander recebeu sozinho na área. O centroavante paraguaio encheu o pé na saída de Volpi e deixou tudo igual.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quinteros acerta nas substituições, e Braithwaite decide
Sem substituições, o Grêmio voltou do intervalo com mais apetite e tentou fazer valer sua superioridade técnica. No entanto, apesar da vontade dos jogadores, faltava capricho e contundência, sobretudo no terço final de campo. A defesa, como de praxe, concedia espaços e causava calafrios no torcedor em cada descida do Luqueño.
Aos 18′, Gustavo Quinteros promoveu a entrada de Braithwaite. Era o que faltava para o Tricolor voltar a ficar à frente no marcador. Em menos de 10 minutos após entrar, o atacante dinamarquês recebeu cruzamento açucarado de Cristian Olivera, testou consciente e decretou a vitória gremista.
Estrela de Quinteros no segundo e decisivo gol do Imortal. Afinal, os três jogadores acionados pelo técnico argentino na etapa complementar participaram da jogada: Edenílson, Cristian Olivera e Braithwaite.
Números de Braithwaite pelo Grêmio:
- 2024 – 8 gols e 2 assistências em 20 jogos
- 2025 – 8 gols e 1 assistência em 12 jogos
E agora, Grêmio?
O Grêmio agora vira a chave e foca as atenções para o Campeonato Brasileiro. Em jogo válido pela segunda rodada da competição de pontos corridos, o Imortal enfrenta o Ceará, neste sábado (5), a partir das 18h30 (horário de Brasília), na Arena Castelão.
Pela Sul-Americana, a equipe gaúcha volta a campo na próxima terça-feira (8), quando recebe o Club Atlético Grau, do Peru. A bola rola às 19h (horário de Brasília), na Arena do Grêmio.