Libertadores

“Verde América”, da Footbooks, traz o relato de um torcedor sobre o segundo título de Libertadores do Palmeiras

Narrada por alguém que sabe amar a América como poucos, a jornada do Palmeiras em busca do tão sonhado bicampeonato da Copa Libertadores

Por Footbooks

“Verde América” é um mergulho em dois universos que se cruzam, ainda que postos em paralelo na obra: o Palmeiras e sua longa lista de relações com a América do Sul e a vida agoniada de um fervoroso torcedor em meio à campanha do que seria, em 2020, o bicampeonato da Copa Libertadores

Além de desfiar memórias, números e relatos da jornada do clube, o livro traz os detalhes do que foi torcer para um time em meio à pandemia do coronavírus, época tão incerta, assustadora e que, justamente por isso, fez do futebol um dos raros (e estonteantes) refúgios para mentes cansadas e distantes da normalidade. Bastante pessoal, mas também universalmente palmeirense, esta obra é um presente para todos os palestrinos, sobretudo aqueles que também se entregaram como nunca a uma campanha intensa e merecedora. Também é um manual de curiosidades que traz relações escondidas entre o Palmeiras e os arrabaldes ao sul das Américas. 

O que o leitor encontrará nas páginas de “Verde América” é a aventura que não precisaria ser contada pelo convívio com outros times, nem depende das rivalidades (locais ou nacionais) para ser grande – embora se faça ainda maior por causa delas. É, enfim, a história de uma obsessão. A história da América que nunca foi tão verde quanto naquele entardecer carioca de 30 de janeiro de 2021, quando o chute de Breno Lopes encontrou as redes do Maracanã.

Lucas Berti é palmeirense e jornalista com foco na cobertura de política e direitos humanos na América Latina, com textos publicados em “Opera Mudi”, “The Brazilian Report”, “The Intercept Brasil”, entre outros. É um dos criadores do GIRO LATINO, veículo independente que cobre todos os países latino-americanos em português.

Sobre a Editora

A Footbooks, editora parceira da Corner, foi criada para ampliar a abrangência de publicações sobre clubes e torcidas, por meio de história, crônicas, ficção, estudos e tudo que há de melhor na literatura de futebol.

Verde América: Notas de um palestra sul-americano e bicampeão
Autor: Lucas Berti
Prefácio: Mauricio Brum
120 páginas 
Preço: R$ 39,90
https://livrariafc.com.br/produto/verde-america/

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo