Libertadores

Botafogo acumula erros capitais na Libertadores e é castigado por flop no Athletico-PR

Atual campeão, o Glorioso estreou com derrota por 1 a 0, fora da de casa, para a Universidad de Chile

O Botafogo tropeçou na estreia pela Copa Libertadores. Atual campeão, o Glorioso foi derrotado por 1 a 0 pela Universidad de Chile, nesta quarta-feira (2), pela primeira rodada do Grupo A da competição, e no segundo jogo sob o comando do técnico Renato Paiva.

O único gol da partida foi marcado por um atacante que passou recentemente pelo futebol brasileiro. Trata-se de Lucas Di Yorio, que atuou pelo AthleticoPR entre o 2024 e o começo deste ano.

Di Yorio marcou o gol da La U sobre o Botafogo (Foto: Imago)
Di Yorio marcou o gol da La U sobre o Botafogo (Foto: Imago)

O argentino, que está emprestado à Universidad de Chile, foi uma das contratações mais caras da história do Athletico-PR e acabou decepcionando. O Furacão pagou US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 12,5) na cotação da época) pelo jogador, que chegou a pedido do então técnico Juan Carlos Osorio.

Yorio nunca conseguiu se firmar no time titular do Athletico-PR e terminou 2024 com um longo jejum de gols e marcado por um pênalti perdido na reta final do Brasileiro, quando o Furacão acabou rebaixado. O argentino até começou 2025 com mais espaço, mas não estava nos planos do clube, que precisava aliviar a folha salarial.

Agora, o começo de passagem pela La U é animador. Com o gol marcado sobre o Botafogo, Di Yorio tem cinco gols em sete partidas pelo clube chileno.

Como foi a derrota do Botafogo para a Universidad de Chile

No segundo jogo sob o comando de Renato Paiva, o Botafogo até teve momentos animadores no primeiro tempo. O time mostrou organização tática e criou oportunidades de gols, mas pecou na grande quantidade de decisões erradas e passes errados no último terço do campo.

Além disso, o Botafogo também deixou espaços para o time da Universidad de Chile no começo do primeiro tempo. Este problema até foi corrigido antes do intervalo, mas voltou a aparecer na etapa final.

Tentando buscar a vitória, o Botafogo se lançou ao ataque e o time de Renato Paiva ficou ainda mais espaçado, com um buraco no meio de campo. E foi em um desses espaços, com muita liberdade na frente da área, que La U conseguiu construir a jogada do gol de Di Yorio. O argentino recebeu livre na entrada da área e finalizou cruzado, sem chances para John.

No fim, para piorar a situação do Botafogo neste começo da Copa Libertadores, o atacante Igor Jesus ainda foi expulso ao receber dois cartões amarelos em poucos minutos. O primeiro, por uma confusão na área de defesa. Depois, por deixar o braço em uma disputa com um jogador adversário.

Dessa forma, Igor Jesus vai desfalcar o Botafogo na próxima semana, quando o Botafogo recebe o Carabobo, da Venezuela, no Nilton Santos, na tentativa de buscar os primeiros pontos na Copa Libertadores.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo