Libertadores

‘A Libertadores é muito mais difícil que a Champions para quem está jogando’

Nesta quarta (19), Memphis fará o seu primeiro jogo em Libertadores; o Corinthians enfrenta o Universidad Central, da Venezuela

Se alguém falasse, em setembro do ano passado, que cinco meses depois o Corinthians estaria se preparando para estrear na Libertadores, muita gente duvidaria.

Era difícil imaginar que o time havia somado apenas 25 pontos em 26 jogos do Brasileirão não só se recuperaria, como também emplacaria uma sequência impressionante de vitórias para beliscar uma das vagas na principal competição do continente.

Coincidência ou não, a temporada corintiana começou a virar justamente depois da chegada da sua principal contratação: o holandês Memphis Depay. Depois que ele desembarcou no Parque São Jorge, o time venceu 10 dos 12 jogos que disputou entre a 27ª e 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O desempenho no fim da temporada passada permitiu que Memphis e o Corinthians estivessem prontos para estrear na Libertadores contra o Universidad Central da Venezuela, nesta quarta (18), às 21h30 (de Brasília).

O holandês vai estrear na principal competição entre clubes sul-americanos depois de já ter frequentado a irmã Champions League, que disputou com as camisas de PSV, Manchester United, Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid.

Mas, para um cara que já esteve nos grandes palcos e do futebol mundial, qual é a principal diferença entre disputar uma Champions e uma Libertadores?

Memphis, Lyon. Foto: Imago
No Lyon, Memphis foi o grande destaque na campanha da Champions de 2019-20. Foto: Imago

‘Há uma sequência de fatores muito mais difícil para quem tá jogando'

Apesar da Champions League reunir os principais nomes do futebol mundial, os times badalados e os estádios mais icônicos, a Libertadores tem algo que é difícil encontrar no futebol europeu: a pressão de ser um visitante.

Além de fatores geográficos como distância e as muitas variações de condições, a torcida sul-americana é conhecida pela sua paixão, e é esse conjunto de fatores que torna a experiência de jogar fora de casa na Libertadores algo tão desafiador.

Durante participação no Trivela FC, novo programa no canal da Trivela no YouTubeTim Vickery, colunista – e agora também comentarista – da Trivela, fez uma análise do que Memphis vai enfrentar de diferente em comparação aos seus tempos de competições no velho continente.

— As viagens são muito longas, a América do Sul é muito grande, há uma grande variação de condições – altitude, temperatura -, campos em situações precárias e, às vezes, ambientes muito hostis criados que podem ter influência na arbitragem. Há uma sequência de fatores muito mais difícil para quem tá jogando — disse Tim, no Trivela FC.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Os números de Memphis em competições continentais

Apesar dos muitos anos de experiência, o camisa 10 do Corinthians tem apenas um título continental em sua carreira. Na temporada 2016-17, quando defendia o Manchester United, fez parte do elenco que acabou vencendo a Europa League.

Naquela temporada, porém, Memphis deixou o time de Manchester rumo ao Lyon na janela de transferências do verão europeu, em janeiro, antes mesmo das fases finais e não chegou a entrar em campo na decisão.

Ainda assim, os números do atacante são bons. Entre Champions e Europa League, Memphis disputou 77 jogos com 42 participações em gols. Foram 25 tentos anotados além de 17 assistências.

A Europa League foi onde mais entrou em campo e, também, onde tem os melhores números. Na competição, somou 13 gols e 10 assistências em 39 jogos. Mas foi na Champions de 2019-20 que Memphis teve o seu momento de maior protagonismo.

Números de Memphis nas taças continentais:

  • Jogos: 80
  • Gols: 25
  • Assistências: 20

Naquela temporada, apesar de ter sofrido com lesões, entrou em campo seis vezes e marcou oito gols na ótima campanha do Lyon, que só foi eliminado nas semifinais contra o Bayern de Munique, após eliminar Manchester City e Juventus nas fases anteriores.

A Libertadores, porém, não vai ser a primeira competição internacional do craque corintiano com a camisa do Timão. Na temporada passada, Memphis entrou em campo em três jogos da sul-americana, com três assistências somadas. Um bom cartão de visitas para os próximos desafios na Libertadores.

Somadas competições europeais e sul-americanas, Memphis já somou 80 jogos e 45 participações em gols

Trivela estreia novo programa no YouTube

O leitor da Trivela agora tem um novo compromisso semanal às terças. A Trivela lançou em seu canal do YouTube seu novo programa: Trivela FC.

Comandado por Márcio Júnior, sempre às 15h, o programa terá a participação dos colunistas — e agora comentaristas — Tim Vickery e Andrey Raychtock para debater e contar histórias do que há de melhor e mais interessante no esporte.

Os cinco primeiros episódios que foram ao ar estão disponíveis completos no YouTube da Trivela para você ver e rever. Aproveite e siga o canal da Trivela.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo