Treinado por Diego Aguirre, o Olimpia goleou e terminou a fase de grupos invicto
O Olimpia jogou num grupo sem brasileiros e fez uma das melhores campanhas desta Libertadores, com 14 pontos e nenhuma derrota

O Grupo H da Libertadores é um dos dois únicos que não contam com clubes brasileiros. E a tradição preponderou entre os classificados. Olimpia e Atlético Nacional fizeram campanhas soberanas. As duas equipes já tinham garantido a passagem por antecipação. Já nesta terça-feira, os paraguaios ficaram com a liderança graças à goleada por 4 a 1 sobre o Melgar. Os colombianos acabaram na segunda posição, com a derrota para o Patronato por 1 a 0. Os argentinos ainda se deram bem, descolando a vaga na Copa Sul-Americana.
O Olimpia é um dos únicos três invictos na Libertadores até o momento, ao lado de Internacional e Argentinos Juniors. O Rey de Copas estreou com dois empates e uma vitória nas três primeiras rodadas, sem chamar muita atenção. Cresceu na segunda metade do Grupo H, com três vitórias e nove gols marcados nestas partidas. Foi uma resposta dos franjeados, dirigidos por Diego Aguirre, depois de ficarem sem o troféu do Apertura no Campeonato Paraguaio.
Já o Atlético Nacional começou bem e perdeu fôlego mais recentemente, enquanto conciliava a campanha continental com a maratona na reta final do Apertura do Campeonato Colombiano. Os Verdolagas venceram Patronato e Melgar logo de cara, antes do empate com o Olimpia. A classificação seria encaminhada depois do novo triunfo contra o Melgar. Todavia, o time treinado por Paulo Autuori perdeu o embalo com os 3 a 0 dos olimpistas em Assunção na rodada anterior.
Nesta terça, o Olimpia sapecou 4 a 1 sobre o Melgar muito rapidamente. Foram quatro gols em pouco mais de meia hora. Alejandro Silva abriu o placar aos dois minutos, graças a um pênalti recebido com míseros dez segundos de bola rolando. Guillermo Paiva anotou dois em sequência, aos nove e aos 22. Já o quarto seria de Fernando Cardozo, aos 31, na segunda assistência de Silva na noite. O Melgar chegou a fazer duas alterações antes do intervalo, mas só descontaria no segundo tempo, com um belo chute de Tomás Martínez. Não passou disso.
Já em Medellín, o Atlético Nacional poupou forças depois da derrota na final do Colombiano. Os Verdolagas buscaram mais o ataque, mas não conseguiram converter suas chances e cederam o resultado no final. O gol do Patronato saiu aos 36 do segundo tempo, com uma cabeçada de Cristian González. É uma vitória essencial dos argentinos, que com isso assumem a terceira colocação e vão à Copa Sul-Americana. O Melgar, sensação no torneio secundário durante o último ano, fica pelo caminho.
Como ficou a classificação do Grupo H
- 1° colocado – Olimpia, 14 pontos (classificado às oitavas)
- 2° colocado – Atlético Nacional, dez pontos (classificado às oitavas)
- 3° colocado – Patronato, sete pontos (repescado à Sul-Americana)
- 4° colocado – Melgar, quatro pontos