Libertadores

Qual o cálculo do Botafogo para se classificar às oitavas de final da Libertadores?

Segundo colocado do Grupo D da Copa Libertadores, o Botafogo pode se classificar para as oitavas nesta quinta, contra o Universitario-PER, em Lima

Depois de um começo ruim na fase de grupos da Copa Libertadores, o Botafogo agora já faz as contas pela classificação para as oitavas de final. E vaga na próxima fase pode vir até de forma antecipada. Com o resultado da outra partida da chave ajudando, o Glorioso pode garantir a classificação já na próxima quinta-feira (16), contra o Universitario-PER, às 19h (horário de Brasília), no Monumental, em Lima.

Com a vitória do Junior Barranquilla-COL sobre a LDU, na última terça-feira, em pleno Casa Blanca, em Quito, o Botafogo, que já dependia apenas de si para garantir a classificação para as oitavas de final, agora pode garantir vaga até de forma antecipada. Para isso, basta vencer o Universotrio, na próxima quinta.

Isso porque o Botafogo é o segundo colocado do Grupo D, com seis pontos, e o Universitario, terceiro colocado, tem cinco pontos. A LDU, que já jogou na rodada, é a lanterna, com quatro. Uma vitória em Lima leva o Botafogo aos nove pontos, mesma pontuação do líder Junior, e ambos não poderia mais ser alcançados pelos adversários. Nesse cenário, os dois brigaram pela primeira colocação na última rodada, na Colômbia, no dia 28 de maio.

E se o Botafogo empatar?

Caso o Botafogo empate nesta quinta-feira, o clube seguiria na segunda colocação do Grupo D, com sete pontos. Assim, precisaria vencer o Junior Barranquilla na última rodada para não depender do resultado entre LDU e Universitario, que duelam no mesmo dia 28 de maio, no Casa Blanca, em Quito.

Se, por exemplo, empatar com o Universitario e, na última rodada, também ficar na igualdade com o Junior, precisaria torcer para os peruanos não venceram a LDU neste último jogo do Grupo D.

Derrota pode complicar o Botafogo

Se o Botafogo for derrotado pelo Universitario nesta quinta, o clube se complicada na briga por uma vaga nas oitavas de final. O Glorioso ficaria parado nos seis pontos, enquanto o Universitario iria aos oito pontos. Dessa forma, o time de Artur Jorge seria obrigado a vencer o Junio, na última rodada, e torcer por uma derrota do Universitario contra a LDU, ou golear o Junior, para tentar tirar o próprio time colombiano das oitavas de final pelo saldo de gols (atualmente, os colombianos têm saldo 3, contra 0 do Botafogo).

Botafogo se recuperou no Nilton Santos

Após perder os dois primeiros jogos pelo Grupo D da Copa Libertadores, inclusive na estreia, no Nilton Santos, para o Junior, o time de Artur Jorge conseguiu se recuperar nas últimas rodadas. O Glorioso venceu o Universitario, rival da próxima quinta-feira, e a LDU. Ambos os jogos foram em casa.

Agora, o Botafogo tem dois jogos fora de casa para tentar confirmar a classificação para as oitavas de final. Depois de encarar o Universitario, em Lima, o Glorioso também viaja para encarar o Junior Barranquilla, na Colômbia, na última rodada.

Jogos do Grupo D da Libertadores

  • 5ª rodada
    LDU 0 x 1 Junior Barranquilla – terça-feira, 14 de maio de 2024, às 19h (horário de Brasília);
    Universitario x Botafogo – quinta-feira, 16 de maio de 2024, às 23h (horário de Brasília);
  • 6ª rodada
    Junior Barranquilla x Botafogo – terça-feira, 28 de maio de 2024, às 19h (horário de Brasília);
    LDU x Universitario – terça-feira, 28 de maio de 2024, às 19h (horário de Brasília).
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo