Libertadores

Vitória com cara de Libertadores é alento para o Botafogo buscar vaga fora de casa

Mesmo com atuação ruim, o Botafogo conseguiu vencer a LDU e vai precisar confirmar a classificação para as oitavas da Libertadores fora de casa

O Botafogo teve mais uma vitória com cara de Copa Libertadores para seguir vivo na competição. Na última quarta-feira, o Glorioso venceu a LDU por 2 a 1, no Nilton Santos, pela quarta rodada da fase de grupos e, agora, depende apenas de si para se classificar às oitavas de final. No entanto, o Glorioso não terá vida fácil. Serão mais dois jogos fora de casa para carimbar a vaga. Mas as duas últimas vitórias dão o alento que torcida do Botafogo precisa.

Após começar mal a fase de grupos da Libertadores, com duas derrotas, incluindo uma no Nilton Santos, o Botafogo se recuperou e venceu as duas últimas partidas contra o Universitario-PER e a LDU-EQU. Com seis pontos, o Glorioso inclusive empatou com o líder Junior Barranquilla-COL, mas fica na segunda colocação pelo saldo de gols. Agora, para avançar às oitavas de final, o Botafogo ainda encara o Universitario, em Lima, e o Junior, em Barranquilla.

E a vitória sobre a LDU, na última quarta, pode servir de exemplo para o Botafogo buscar os resultados longe de casa. Mesmo sem uma grande atuação, como também aconteceu contra o Universitario, na rodada anterior, o Botafogo conseguiu buscar os três pontos. Contra os equatorianos, o Glorioso encarou um jogo mais físico, com muitas faltas e combates corpo a corpo. E, mesmo com muitos jogadores visivelmente desgastados pela maratona de jogos, os comandados de Arthur Jorge seguraram a vitória na reta final da partida.

Júnior Santos, por exemplo, mesmo sentindo dores e até caindo no gramado em alguns momentos, correu até o fim da partida, ajudando a segurar a bola e até a puxar contra-ataques. Bastos e Damián Suárez também foram importantes neste jogo mais físico do Botafogo.

– Tivemos 15 minutos de grande intensidade. O que os jogadores colocaram em termos de ritmo de jogo foi muito bom, intenso, forte, direcionado ao gol contrário. (…) Mais do que questões individuais, destaco o coletivo, a força da equipe que se reergueu depois de ter um resultado menos positivo e hoje voltou a ganhar para estar numa posição mais confortável. Estamos atrás do prejuízo das duas primeiras rodadas e vamos continuar lutando pela classificação – analisou Artur Jorge sobre a vitória contra a LDU.

Artur Jorge pede coragem para os jogos fora de casa

Depois da vitória sobre a LDU, Artur Jorge minimizou o fato do Botafogo fazer os dois últimos jogos da fase de grupos da Copa Libertadores fora de casa. No entanto, ele ressaltou que o time precisa apresentar a mesma ambição tanto no Nilton Santos como longe de casa.

– Tivemos dois jogos em casa e só ganhamos um à essa altura (agora, dois). Quero ter essa questão muito clara: não é o fator casa ou fora que pode determinar nossa ambição ou determinação. Tenho dito que temos que ter a capacidade e a coragem de jogar onde quer que seja, contra quem for, da mesma forma. Vamos lutar pelos seis pontos que estão em disputa por esse objetivo. Temos que buscar os pontos que perdemos em casa e repetir o resultado que fizemos aqui contra o Universitario – afirmou Artur Jorge.

Como ficou a situação do grupo do Botafogo na Libertadores?

Agora com seis pontos, o Botafogo está na segunda colocação do Grupo D, com a mesma pontuação do Junior Barranquilla-COL, mas em desvantagem no saldo de gols. O Universitario-PER é o terceiro colocado, com cinco pontos, enquanto a LDU, com quatro, é a lanterna.

Jogos do Grupo D da Libertadores

  • 5ª rodada
    LDU x Junior Barranquilla – terça-feira, 14 de maio de 2024, às 19h (horário de Brasília);
    Universitario x Botafogo – quinta-feira, 16 de maio de 2024, às 23h (horário de Brasília);
  • 6ª rodada
    Junior Barranquilla x Botafogo – terça-feira, 28 de maio de 2024, às 19h (horário de Brasília);
    LDU x Universitario – terça-feira, 28 de maio de 2024, às 19h (horário de Brasília);
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo