Libertadores

A ausência de Pedro é ainda mais irreparável para o Flamengo na Libertadores

Atacante é o único jogador do time que marcou dois ou mais gols nesta edição do torneio continental

Com a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, o Flamengo precisará vazar a meta do Peñarol se quiser sonhar com a vaga na semifinal. Para isso, Tite precisava demais de Pedro, centroavante nato e artilheiro do Brasil nesta temporada. A perda do camisa 9 já é ruim, mas fica ainda pior quando comparada no âmbito da Copa Libertadores.

Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Para ter uma ideia de como era peça chave na engrenagem rubro-negra no torneio continental, ele é o único a marcar mais de um gol pelo clube nesta edição. Dois ou mais gols que, justamente, podem classificar o Flamengo sem a necessidade de disputa de pênaltis.

Artilheiro isolado do Flamengo

Os cinco gols na Copa Libertadores credenciam Pedro ao seleto grupo dos cinco maiores artilheiros de 2024. O centroavante do Flamengo fica atrás do trio: Miguel Borja (River Plate), Maxi Silvera (Peñarol) e Paulinho, do Atlético Mineiro. Júnior Santos, do Botafogo, é o líder isolado.

  1. Júnior Santos – 9 gols
  2. Paulinho – 6 gols
    Maxi Silvera – 6 gols
    Miguel Borja – 6 gols
  3. Pedro – 5 gols

A marca de Pedro, contudo, fica ainda mais interessante quando os jogos disputados são observados. Júnior Santos, por exemplo, passou pela pré-Libertadores e foi decisivo para as classificações do Botafogo contra Aurora e Red Bull Bragantino.

Pedro detém a melhor média entre os citados, de um gol por partida disputada. A menção honrosa fica por conta do brasileiro Chico da Costa, que teve fase de grupos muito interessante no Bolívar, dividindo grupo com o Flamengo, inclusive, mas se transferiu para o Cerro Porteño e perdeu força na briga.

Escalando a lista

É importante frisar que Pedro já é um dos principais artilheiros da história do Flamengo na Libertadores. Os cinco gols em 2024 já foram suficientes para ultrapassar Bruno Henrique e se tornar o segundo colocado na lista. Somente Gabigol ainda está na frente.

  1. Gabigol – 30 gols
  2. Pedro – 22 gols
  3. Bruno Henrique – 19 gols
  4. Zico – 16 gols
  5. Éverton Ribeiro – 11 gols

Como suprir a necessidade de gols?

Essa é a grande questão que Tite vai precisar solucionar na preparação para o jogo contra o Peñarol. Pedro não esteve presente nos últimos dois jogos do Flamengo na Libertadores e, curiosamente, ou não, o clube não balançou as redes. Como mencionado, só ele marcou mais de uma vez pelo clube nesta edição.

Pedro comemora seu gol na vitória do Flamengo sobre o Bolívar (Foto: Icon Sport)

Além de Pedro, outros 7 atletas deixaram sua marca pelo Flamengo na Libertadores. São eles: Léo Ortiz, Matias Viña, Gerson, Ayrton Lucas, Everton Cebolinha, Luiz Araújo e Léo Pereira. O clube ainda teve um gol contra na competição, marcado por Juan Vargas, do Millonarios.

Observando a lista, o problema de Tite está escancarado: o treinador não tem nenhuma das opções de ataque que já marcaram à disposição contra o Peñarol. Cebolinha está fora da temporada com um problema no tornozelo, enquanto Luiz Araújo se recupera de uma lesão no joelho.

Para tentar quebrar essa escrita, Tite monta o ataque com o recém-chegado Gonzalo Plata e o sempre decisivo Bruno Henrique. Gabigol, outro que gosta dos grandes palcos, fica no banco de reservas. Entre outras possíveis esperanças estão Arrascaeta e De La Cruz.

Sem o seu grande artilheiro, o Flamengo joga a vida na Libertadores nesta quinta-feira (26), diante do Peñarol, no Estádio Campeón Del Siglo. A bola rola a partir das 19h (de Brasília).

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo