Libertadores

Palmeiras defendeu bem, venceu o Independente Del Valle fora de casa e está classificado

O Palmeiras impôs ao Del Valle sua primeira derrota em casa na história da Libertadores e está nas oitavas com duas rodadas de antecedência

Não foi brilhante, digamos assim, ou muito bonito, mas o Palmeiras teve uma atuação defensiva quase impecável contra o Independiente del Valle, impôs ao adversário sua primeira derrota como mandante na história da Libertadores (no 24º jogo), por 1 a 0, e está classificado com duas rodadas de antecedência às oitavas de final da competição sul-americana.

O resultado pode ser até um pouco mais importante porque, caso o Defensa Y Justicia não vença o Universitário, o Palmeiras também garantirá o primeiro lugar, o que dará ao técnico Abel Ferreira a oportunidade de dar aos seus principais jogadores um necessário descanso após um começo de temporada massacrante.

É bom que o resultado seja importante porque o jogo rendeu pouca coisa além dele. O Palmeiras adotou a mesma estratégia do jogo em São Paulo, no qual goleou por 5 a 0: uma linha de cinco na defesa, deixou a bola com o adversário e tentou esticar com Rony sempre que possível. Mas na altitude de Quito, teve que ser muito mais moderado na pressão.

Construiu quase todos os seus gols naquela partida roubando a bola no campo do adversário, mas acabou usando muito menos esse expediente no Equador. Teve apenas uma ou outra escapada mais perigosa.

Em uma delas, Luiz Adriano recebeu de Patrick de Paula e sofreu pênalti do goleiro Ramírez na hora que invadia a área. Raphael Veiga marcou o gol da vitória, aos 41 minutos do primeiro tempo. Não tem muito mais para relatar da etapa inicial. O Del Valle teve 66% de posse de bola e deu seis finalizações. Cinco delas foram de fora da área.

O segundo tempo foi mais movimentado, mas também por falta de concorrência. O panorama, porém, não foi tão diferente assim. O Del Valle seguiu tendo dificuldades para furar a barreira do Palmeiras – 15 finalizações, 10 de fora da área. A diferença é que os goleiros trabalharam um pouco mais.

Aos 25 minutos, Rony conseguiu arrancar pela esquerda, passou pelo marcador e entrou na área. Seu chute rasteiro foi defendido por Ramírez na primeira trave. Weverton também teve que fazer uma boa defesa, mas já nos acréscimos, quando Lorenzo Faravelli mandou uma bomba de média distância. Weverton espalmou para escanteio.

Em um estádio geralmente hostil a visitantes, e com três vitórias em três rodadas na bagagem, o Palmeiras foi bastante cauteloso. Não correu riscos, fechou a entrada da sua área e conseguiu um pênalti para manter 100% de aproveitamento na Libertadores. A recompensa foi a classificação antecipada e talvez duas folgas no calendário que não estavam previstas.

.

Standings provided by SofaScore LiveScore

.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo