Mayke ponta com Abel não é de hoje: na verdade foi assim em seu 3º jogo no Palmeiras
Parece novidade, mas Abel tem confiança em Mayke como ponta no Palmeiras e o histórico prova isso

Um dos favoritos no Palmeiras para substituir o lesionado Dudu, fora de combate até o fim da temporada, o lateral Mayke foi testado pela primeira vez em uma função mais ofensiva logo no terceiro jogo de Abel Ferreira no clube, no longínquo 11 de novembro de 2020.
Foi na vitória por 3 a 0 sobre o Ceará, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, no Allianz Parque. A partida, disputada sob muita chuva, marcou também a primeira expulsão do técnico português, já nos minutos finais do jogo, após ele reclamar de um pênalti para os visitantes que o VAR acabaria mesmo anulando – ou seja, Abel tinha razão.
Na ocasião, o português escalou um time que estava muito desfalcado, por conta de casos de covid e outras lesões. Mas muitos dos que jogaram naquela partida por contingência acabariam figurando entre os futuros preferidos do treinador.
O trio de meio campo formado por Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga, por exemplo, nasceu ali, por conta das ausência de Felipe Melo e Ramires. Danilo substituiu Melo, com o tornozelo recém-operado na época.
Na frente, Veron ocupava o lugar de Wesley. O hoje jogador do Cruzeiro se lesionou no primeiro jogo de Abel no Palmeiras, na volta das oitavas de final da mesma Copa do Brasil, no Allianz Parque, contra o Red Bull Bragantino, seis dias antes.
E foi justamente no lugar de Veron que o “ponta” Mayke entrou, aos 30 do segundo tempo. Naquele dia, porém, mostrou muito pouco. Com o 3 a 0 construído na primeira etapa, o desfigurado Palmeiras fez uma segunda etapa desinteressada e apenas administrou sua vantagem.
Grande “reestreia” contra o Botafogo
Mayke até entrou outras vezes na função. Mas foi no fim do ano passado que seu aproveitamento como ponta se notabilizou. Em especial pelo fato de o jogador ter entrado como titular.
Foi contra o Botafogo, no Engenhão, em 3 de outubro. Na vitória por 3 a 1, o camisa 12 formou a linha ofensiva com Rony e Dudu. E deixou seu gol, aos 36 minutos do primeiro tempo – o segundo do time na vitória por 3 a 1.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Brilho contra o Deportivo Pereira
Nas quartas da Libertadores deste ano, Mayke, Rony e Dudu mais uma vez formaram o ataque do Palmeiras. E Mayke também balançou a rede, fazendo o terceiro na goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo Pereira, na Colômbia.
Já deu pra concluir que Mayke na direita, com Dudu na esquerda, funciona. A questão é que o jogador fora de combate é Dudu.
Para Mayke ser titular, o canhoto Artur precisaria ser deslocado para a ponta esquerda, o que diminuiu muita sua eficiência, já que ele é não é um jogador de ir à linha de fundo, mas de cortar para dentro do campo.
Contra o Corinthians pelo Brasileiro, há seis dias, o trio de Mayke com Rony e Artur mostrou precisar de ajustes. Que precisam acontecer em 17 dias a contar de hoje, até a ida das semifinais da Libertadores, contra o Boca Juniors, em Buenos Aires.
Além de Mayke, são candidatos a substituir Dudu, os atacantes Breno Lopes e Endrick. Dos três mais cotados, Breno Lopes é o que causaria menos alterações de posicionamento no time.