Quem é a joia duas vezes esnobada por Zubeldía que classificou o São Paulo
Com Morumbis lotado, Tricolor, com um a menos, busca empate por 1 a 1 com Libertad

O São Paulo chegou, nesta quarta-feira (14), para a quinta rodada do grupo D da Libertadores com a chance de se classificar às oitavas de final com dois resultados: vitória ou empate. Os mais de 45 mil torcedores no Morumbis, porém, não tiveram vida fácil. Após Alisson ser expulso, o time tomou um gol do Libertad no segundo tempo e parecia que não confirmaria a vaga ao mata-mata. Porém, surgiu uma nova joia de Cotia para salvar o dia.
O garoto Lucca, em sua estreia pelo profissional, substituiu Lucas Ferreira aos 40 da etapa final e, em cinco minutos em campo, cravou. Após passe de Pablo Maia, o jovem de 17 anos limpou a marcação e marcou em bela finalização.
A história do atacante da base são-paulina fica ainda mais engraçada, pois ele poderia ter estreado muito antes. Relacionado em algumas partidas em 2025, Lucca chegou a aquecer, Luis Zubeldía chamá-lo para entrar no jogo e, no fim, o técnico argentino optar por colocar outro jogador em duas oportunidades diferentes.
Desde os nove anos no clube, o ponta de velocidade, também capaz de jogar de meia, acumula títulos pelas categorias de base, incluindo a Copa do Brasil sub-20 de 2024 e a Copinha 2025. Ele também levou o Paulistão sub-11 e já foi convocado para a seleção brasileira sub-17 no ano passado.
O São Paulo, com apenas uma derrota nos últimos 13 jogos, ainda precisa confirmar a primeira colocação da chave ao enfrentar o Talleres, em casa, na última rodada.

Expulsão de Alisson freia bom início do São Paulo
Os primeiros 15 minutos do Tricolor, até a expulsão do camisa 25, era de domínio completo. O jovem ataque pressionava, roubava bola e levava perigo com jogadas pelo lado do campo, se aproveitando de uma interessante ideia de movimentação entre Marcos Antônio, Alisson e Oscar, seja pela direita ou esquerda.
Aos nove, Cédric Soares cruzou na segunda trave e ninguém tocou. Na sequência, Ferreirinha saiu da ponta para dentro com uma tabela e finalizou colocado para boa defesa de Morínigo. No escanteio dessa jogada, Oscar levantou quase fora da área e Alisson finalizou de primeira para fora. Ainda deu tempo de outra ultrapassagem pelo lado levar perigo com o jogador que seria expulso logo depois.
Com um a menos, o lado mandante naturalmente reteve menos a bola e viu o adversário começar a sair para jogar. O Libertad, porém, encontrou dificuldades e apostou em vários cruzamentos que não levaram nenhum perigo à meta de Rafael. A única exceção foi um escanteio que Thomas Gutiérrez testou para fora, além de outro que o goleiro afastou com um soco.
Mesmo sem dominar a posse como antes, o São Paulo ainda conseguiu escapadas novamente pelos lados do campo. Em uma delas, André Silva quase completou um cruzamento de Enzo Díaz que levaria perigo.
⏱️ Intervalo no Morumbis: @SaoPauloFC 0-0 @Libertad_Guma #Libertadores #GloriaEterna pic.twitter.com/zyPG6FyM2z
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 15, 2025
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Lucca salva Tricolor em bom segundo tempo
O Tricolor, mesmo com um a menos, voltou muito bem para etapa final. Logo de cara, Ferreirinha apareceu na cara do gol após lindo drible, mas chutou para fora. Destino parecido de boa chance de Marcos Antônio, de fora da área, aos 16. Ainda teve tempo de Alan Franco, sozinho na segunda trave e aparentemente impedido, chutar para fora um lance que era gol certo.
O Libertad marcou, na bola parada, o gol nesse momento de superioridade do Tricolor. Duas falhas seguidas de Cédric Soares culminaram em falta cobrada por Iván Ramírez e cabeçada de Gustavo Aguilar. Na pressão final apareceu o garoto Lucca, em dia que o São Paulo merecia mais que o empate.
Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:
- São Paulo x Grêmio — Campeonato Brasileiro — sábado (17), às 21h (horário de Brasília);
- Náutico x São Paulo — Copa do Brasil — terça-feira (20), às 21h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Mirassol — Campeonato Brasileiro — domingo (24), às 18h30 (horário de Brasília).