Com agonia na mesma proporção da efetividade, Flamengo de Tite segue vivo nas Copas
Estilo do treinador deixa a torcida extremamente nervosa, mas garante classificação na Copa do Brasil e na Libertadores
O Flamengo está classificado para as quartas de final tanto na Copa do Brasil, quanto na Libertadores. O momento é de comemorar os triunfos nas eliminatórias sobre Palmeiras e Bolívar, mesmo que o coração do torcedor tenha ficado por um triz de sair pela boca. Muito por conta do estilo de Tite, é claro.
A equipe passou sufoco? Sim. Está viva em todas as competições? Também. Esse é o Flamengo de Adenor Leonardo Bachi, que não encanta e ainda tem problemas a serem resolvidos, mas entrega resultados dentro de campo.
O MENGÃO ESTÁ NAS QUARTAS DE FINAL DA CONMEBOL LIBERTADORES!
NÓS
POR NÓS
PELOS NOSSOS
PELO NOSSO LUGAR: O TOPOSEMPRE!#CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/p6xrQxoy8j
— Flamengo (@Flamengo) August 23, 2024
Eliminatórias praticamente iguais
Em ambas, o Flamengo venceu por 2 a 0 na ida e perdeu por 1 a 0 na volta. Talvez a principal diferença tenha sido o nível de atuação, já que o Rubro-Negro foi amplamente superior e encantou diante do Palmeiras, enquanto deixou a desejar contra o Bolívar. Saindo na frente em casa, sabendo sofrer fora. Esse foi o roteiro para a equipe de Tite.
Sob o olhar do comandante, o Flamengo soube defender bastante os resultados, mas, para alguns, o estilo de jogo defensivo foi teste para cardíaco e até covarde, de certa forma. Como argumentos, os críticos mostram que o Rubro-Negro terminou com quatro zagueiros em campos nos dois jogos. Importante mesmo, como Gerson destacou em La Paz, é voltar com a vaga.
Entre as dificuldades, o treinador tentou explicar como o Flamengo sai dessas duas eliminatórias complicadíssimas.
— Em copas é dessa forma. Vide os outros enfrentamentos, com disputa de pênaltis. Temos hoje 63 jogos juntos, dois resultados só nos tirariam a classificação de hoje. O trabalho dos atletas é muito consistente, mesmo passando por adversidade e momentos de oscilação. Entramos em campo e falei que só dois resultados poderiam nos tirar. Naquele jogo, tem o mérito do Palmeiras, um campo mais rápido e adaptado para jogar. Aqui tem a altitude. Olhar só as individualidades a gente pode perder a noção — explicou, ainda em La Paz.
E o Campeonato Brasileiro?
Esse já esteve em situação melhor. A goleada sofrida para o Botafogo, no último domingo (18), deixou o Flamengo cinco pontos atrás do líder, sendo o próprio Alvinegro. É importante frisar que Tite e companhia tem um jogo a menos, ou seja, podem cortar a diferença para apenas dois pontos.
- Botafogo – 46 pontos – 23 jogos
- Fortaleza – 45 pontos – 22 jogos
- Palmeiras – 41 pontos – 23 jogos
- Flamengo – 41 pontos – 22 jogos
O próximo compromisso dos rubro-negros, inclusive, é pelo Campeonato Brasileiro. O Flamengo encara o Red Bull Bragantino no domingo (25), buscando reencontrar o caminho das vitórias após três partidas sem vencer na liga nacional. É importante se manter entre os líderes, afinal, tudo pode acontecer nas copas.
Projeções para as próximas fases
Falando nelas, o Flamengo de Tite já sabe quem vai enfrentar nas duas competições de formato mata-mata. O sorteio colocou o Bahia no caminho dos rubro-negros na Copa do Brasil, enquanto o chaveamento pré-definido da Libertadores crava duelo de gigantes com o Peñarol nas quartas de final.
São nuances diferentes com relação às oitavas de final, nas quais o Flamengo pegou logo uma pedreira na figura do Palmeiras, principal competidor por títulos nos últimos anos, e a temida altitude de La Paz, com o Bolívar. Nada de altura e nada de gramado sintético, além do fato de que o Rubro-Negro decidirá a vaga na semifinal da Copa do Brasil no Maracanã.
Ainda assim, Bahia e Peñarol são adversários complicados. O Tricolor de Aço vem de sequência interessante sob a batuta de Rogério Ceni, velho conhecido dos rubro-negros, além de ter eliminado o Botafogo, líder do Brasileirão. Na Libertadores, os uruguaios prometem a tradicional catimba, fora a definição num Campeón Del Siglo repleto de torcedores carboneros.
Se vai dar certo novamente ou não, só o tempo pode dizer, mas é inegável que o Flamengo de Tite está sendo copeiro, ainda que não agrade uma ala da torcida, entusiasta do futebol ofensivo característico do clube. A vaga na Libertadores, obtida nesta quinta-feira (22), também afasta qualquer clima de crise. A equipe se reapresenta nesta sexta-feira (23), à tarde, no Ninho do Urubu.