Campeón del Siglo: Quais as pedras no caminho do Flamengo em estádio marcado por Forlán?
Rubro-negro tem ótima recordação do local onde decidirá a vaga diante do Peñarol nesta quinta-feira (26)
O Flamengo precisa vencer o Peñarol se quiser sonhar com uma vaga na semfinal da Copa Libertadores. A necessidade, contudo, fica em segundo plano quando o ambiente que a partida será jogada é levado em conta. O Campeón Del Siglo é bastante imponente.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
A reportagem da Trivela esteve no local para conhecer as instalações do Peñarol, além de entender melhor como vai funcionar a logística para o jogo. Nada melhor do que um torcedor que já participou de um jogo do Flamengo por lá para isso.
O Campeón Del Siglo
Inaugurado no dia 28 de março de 2016, o Campeón Del Siglo é um estádio recente. Assim como o Flamengo tem o Maracanã, o Peñarol também mandava as suas partidas no Centenário, o mais antigo e histórico do país. Os anos se passaram, e a necessidade por um estádio próprio também cresceu.
A cancha tem capacidade para 40.700 torcedores e conta com arquibancadas pintadas com as cores do Peñarol. Em duas delas, há inscrições: Peñarol 1891 na tribuna José Pedro Damiani e Decano (que significa mais velho) na tribuna Washington Cataldi, ambos ex-dirigentes do clube.
Relativamente longe do centro de Montevidéu, o Campeón Del Siglo está mais próximo do aeroporto da cidade. O craque Diego Forlán, ídolo do Peñarol, marcou o primeiro gol da história do estádio, em amistoso contra o River Plate.
História do ano mágico
Buscando uma ideia de como vai estar o estádio, conversamos com Carlos Eduardo Cardoso, de 28 anos, que se fez presente no dia que o Flamengo eliminou o Peñarol na fase de grupos da Libertadores. O duelo de 2019 reservou muita emoção, mesmo diante da igualdade sem gols.
O empresário explicou que veio de última hora ao Uruguai, sonhando com a classificação para as oitavas de final. Segundo ele, ainda, a torcida do Peñarol é uma das mais fortes da América do Sul, mas, se o Flamengo souber controlar a partida, pode calar o Campeón Del Siglo.
“A torcida deles deu uma murchada lá em 2019. Eles até tiveram muito volume no primeiro tempo e depois da expulsão do Pará, mas saíram bem frustrados”, explicou.
Carlos Eduardo ainda revelou que os torcedores do Flamengo precisam tomar cuidado nos arredores. O clube carioca montou um esquema de segurança para a partida, junto ao Peñarol e a polícia local.
Como chega o Flamengo para enfrentar o Peñarol?
O clima é de confiança. Desde a chegada ao hotel, os rubro-negros demonstraram uma leve interessante para quem vai jogar uma decisão. Claro que há respeito ao adversário, mas o entendimento é de que sim, o Flamengo pode se classificar à semifinal da Libertadores.
Tite mudará pouco com relação ao primeiro jogo. A única alteração é a entrada de Léo Ortiz na vaga de Erick Pulgar, que poderia ter acontecido já na ida. No mais, a base é a mesma: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Léo Ortiz, De La Cruz, Arrascaeta e Gerson; Gonzalo Plata e Bruno Henrique.
Flamengo e Peñarol se enfrentam a partir das 19h (de Brasília).