Libertadores

Flamengo conta com a benção de Luis Suárez para tentar virada sobre o Peñarol

Rubro-negros chegarão antes a Montevidéu e terão oportunidade de conhecer o Centro de Treinamento batizado com o nome do ídolo

A programação do Flamengo em Montevidéu já está definida. Ao contrário de outras partidas, a delegação chegará na capital uruguaia antes da véspera, a fim de realizar uma atividade no local da partida contra o Peñarol. Pensando em virada, o Rubro-Negro já tem o seu patrono: Luis Suárez.

Um dos maiores atacantes da história do futebol, o uruguaio já pendurou as chuteiras da seleção nacional, mas ainda está bastante envolvido com o esporte local.

Formado nas categorias de base e ídolo do Nacional, Suárez é dono do local onde o Flamengo realizará seu último treinamento antes da decisão.

 

Publicação de @flamengo
Ver no Threads

 

Como está a programação do Flamengo?

Os rubro-negros deixarão o Rio na parte da tarde, com desembarque em Montevidéu previsto para às 20h30. De lá, a delegação seguirá para o hotel onde ficará hospedado, em área nobre da capital do Uruguai. A prioridade da chegada, claro, é o descanso.

No dia seguinte, o Flamengo seguirá para o CT Luis Suárez no fim da manhã e realizará a atividade na parte da tarde. A volta engata na concentração, que vai até a hora da saída para o Estádio Campeón Del Siglo, já na quinta-feira (26).

O retorno da delegação está prevista para a madrugada de quinta para sexta, afinal, o tempo é curto até o próximo compromisso. Após enfrentar o Peñarol e definir o futuro na Libertadores, o Flamengo encara o Athletico Paranaense, já no domingo (29), no Maracanã.

Mística?

Pela identificação com o Nacional, é natural que alguns olhem para o lado do metafísico. Como é o Peñarol que vai pegar o Flamengo, imagina-se que o apoio dos torcedores do Bolso esteja do lado rubro-negro. Se vai dar sorte ou não, só o tempo dirá, mas a benção foi concedida.

Outro ponto de ligação entre Flamengo e Suárez, além dos inúmeros boatos de uma possível vinda, antes que ele fechasse com o Grêmio, é o retrospecto. O uruguaio jamais venceu os rubro-negros, pelo contrário, são três jogos e três derrotas.

Conheça o CT Luis Suárez

A Trivela estará em Montevidéu para acompanhar a partida entre Flamengo e Peñarol, mas já esteve nas instalações que levam o nome do ídolo uruguaio. Foi em outubro de 2023, quando a Seleção Brasileira visitou a Celeste Olímpica no Centenário e acabou perdendo por 2 a 0, pelas Eliminatórias.

A Cidade Esportiva Luis Suárez foi inaugurada pelo ex-jogador em março de 2023 e conta com oito hectares de área. O complexo conta com seis campos de futebol, dois miniestádios, vestiários e academias de ponta. Somente Nacional e Peñarol, os dois maiores do Uruguai, contam com esse tipo de estrutura.

Suárez inaugurou Cidade Esportiva e quer time que leva seu nome na elite do uruguai

Segundo Suárez, sua cidade esportiva foi montada buscando resultados no time profissional, o Deportivo LS. O ídolo quer colocar o clube na primeira divisão do futebol uruguaio e quebrar paradigmas de uma federação pautada nos gigantes do passado.

– Para que fizemos a Cidade Esportiva? Não só para ter as categorias de base. Mas projetando o dia de amanhã em que a gente possa competir com um time profissional. Mas estamos fazendo tudo ao contrário do que se faz no futebol uruguaio. Não queremos ser como muitas equipes do Uruguai que surgem, vão bem por dois, três anos e depois desaparecem. Queremos que essa estrutura seja o início de algo que seja sustentável com o tempo – afirmou o gerente esportivo Danilo Alvez, em entrevista à Trivela. 

A filosofia também é algo importantíssimo para o ídolo. Pouco importa se vai escolher o tiki-taka do Barcelona, onde jogou ao lado de Neymar e Messi, ou algo mais próximo daquilo que é jogado no Uruguai, ou no Atlético de Madrid, clube onde foi campeão. O importante mesmo é se sentir representado.

A planta da Cidade Esportiva LS (Reprodução)

Veja a estrutura completa do CT

  • 3 campos de futebol 11 (dois deles, com grama natural)
  • 3 campos de futebol 7 (um deles, com grama natural)
  • 2 miniestádios
  • prédio administrativo
  • academia
  • área de convivência
  • refeitórios
  • quatro estacionamentos
  • lago artificial
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo