Libertadores

Com sinergia renovada, força do Maracanã será colocada a prova em Flamengo x Bolívar

Flamengo terá o primeiro de dois desafios cruciais pela Libertadores nesta quarta-feira, e conta com a força do Maracanã para superá-los

O Flamengo encara o Bolívar nesta quarta-feira (15), em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Só a vitória interessa ao Rubro-Negro, que vive situação delicada no Grupo E, e precisa ser perfeito nos dois últimos jogos que lhe restam. Para conseguir tal feito, Tite e companhia contam com um alicerce importantíssimo: a força do Maracanã.

A sinergia entre time e torcida já foi parcialmente retomada na vitória contra o Corinthians, no último sábado (11) e pode ganhar mais um respiro com mais um resultado positivo. A parcial de ingressos vendidos e o retrospecto do Flamengo em Libertadores no Maracanã são fatores que podem animar ainda mais a torcida.

Flamengo praticamente perfeito no Maracanã desde 2019

A combinação Libertadores, Flamengo e Maracanã tem sido uma receita de sucesso nos últimos anos. Para encontrar uma derrota é preciso observar a campanha de 2019, que resultou no segundo título da história do clube, o primeiro dessa geração de Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta. Foi contra o Peñarol, na fase de grupos, quando o Rubro-Negro perdeu por 1 a 0 e se complicou no Grupo D.

De lá para cá, o Flamengo disputou 25 partidas e venceu 22. O clube carioca também esbanja uma série de 14 triunfos consecutivos, que começou na campanha de 2021. O último resultado que não colocou o Rubro-Negro em condição de vencedor foi diante do Vélez Sarsfield, também pela fase de grupos, com empate sem gols.

O Flamengo carrega excelente retrospecto no Maracanã em jogos de Libertadores (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA)

O número de bolas na rede também impressiona. Por mais que a equipe de Tite não viva o seu melhor momento ofensivo, as noites de Libertadores costumam inspirar o Flamengo, tanto que marcou 40 gols nessa série de 14 vitórias seguidas. A defesa foi pouco vazada, com apenas sete sofridos.

Aproveitamento em 2024 também é interessante

Se a Libertadores já ajuda, o ano do Flamengo no Maracanã tem sido de muitas comemorações. Dos 26 jogos que disputou na temporada, Tite e companhia estiveram no gramado do Maracanã em 15 e não decepcionaram o seu torcedor, com 12 vitórias e dois empates. A única derrota foi contra o Botafogo, no fim de abril, pelo Campeonato Brasileiro.

Claro que o Carioca ajuda bastante nessa conta, mas o Flamengo já obteve vitórias em todas as outras competições jogando no Maracanã. Venceu o Palestino pela Libertadores, Atlético-GO, São Paulo e Corinthians no Brasileirão e o Amazonas na Copa do Brasil.

  • Flamengo 0 x 0 Vasco da Gama – Taça Guanabara
  • Flamengo 1 x 0 Botafogo – Taça Guanabara
  • Volta Redonda 0 x 3 Flamengo – Taça Guanabara
  • Flamengo 4 x 0 Boavista – Taça Guanabara
  • Fluminense 0 x 2 Flamengo – Taça Guanabara
  • Flamengo 3 x 0 Madureira – Taça Guanabara
  • Fluminense 0 x 2 Flamengo – Semifinal do Carioca
  • Flamengo 0 x 0 Fluminense – Semifinal do Carioca
  • Nova Iguaçu 0 x 3 Flamengo – Final do Carioca
  • Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu – Final do Carioca
  • Flamengo 2 x 0 Palestino – Libertadores
  • Flamengo 2 x 1 São Paulo – Brasileirão
  • Flamengo 0 x 2 Botafogo – Brasileirão
  • Flamengo 1 x 0 Amazonas – Copa do Brasil
  • Flamengo 2 x 0 Corinthians – Brasileirão

Promessa de casa cheia contra o Bolívar

Como apurou a Trivela, quase 55 mil ingressos já tinham sido comercializados até a virada do dia do jogo. Não poderia ser diferente, já que o Flamengo precisa muito da vitória para chegar na última rodada com chances maiores de classificação. E esse apoio não chegou por acaso.

O Rubro-Negro vivia um momento de oscilação grande, que até chegou a gerar protestos na porta do Ninho do Urubu, mas o desempenho da equipe contra o Corinthians recuperou parte dessa relação entre torcedor e atleta. Por isso as expectativas para o jogo contra o Bolívar estão em alta, e existe a possibilidade de que o Flamengo tenha 60 mil adeptos no Maracanã.

A bola rola para Flamengo e Bolívar a partir das 21h30 (de Brasília). Tite e companhia ocupam a terceira posição do Grupo E da Libertadores, enquanto os bolivianos lideram o certame, com a vaga nas oitavas de final praticamente garantida.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo