Libertadores

Não vai ter Copa: Boca pede “igualdade de condições” e Conmebol suspende final da Libertadores

A final da Libertadores 2018 não irá acontecer neste domingo, como informado na noite de sábado. Depois de pedido do Boca Juniors, a Conmebol confirmou o adiamento da partida, ainda sem data para ser disputada. O jogo estava marcado para este domingo, 25, às 17h (18h no horário de Brasília), mas o Boca Juniors pediu, em documento enviado à entidade sul-americana, a suspensão da partida. O presidente Alejandro Domínguez confirmou, em entrevista à Fox Sports, que o jogo foi adiado.

LEIA MAIS: No dia da final que não aconteceu, Conmebol demonstrou ao mundo sua incompetência

O Boca considera que não há condições iguais para a partida, com o seu capitão, Pablo Pérez, ainda em dúvida sobre ter condições de jogo, caso fosse realizado neste domingo. Além disso, o Boca pede punição ao River Plate e cita artigos do Regulamento Disciplinar da Conmebol. A ideia do Boca é que o jogo seja adiado, mas se o pedido não for aceito, o clube considera pedir os pontos da partida.

“O Clube Atlético Boca Juniors realizou neste domingo uma apresentação formal diante da Conmebol para solicitar que a final da Copa Libertadores se jogue em condições de igualdade, tal como acordaram os presidentes da entidade sul-americana, de Boca e River, em ata que assinaram no sábado no Monumental”, diz o comunicado do clube xeneize.

“Na tarde de ontem, o Boca Juniors solicitou adiar a partida pelos incidentes e se estabeleceu como prioridade que a mesma seja disputada em igualdade de condições. Após a violência sofrida nas imediações do estádio, de ter constatado a magnitude e gravidade dos mesmos e as consequências que geraram no elenco, Boca considera que essas condições não estão dadas e solicita a suspensão da partida, assim como a aplicação das sanções previstas no Artigo 18, para que a Conmebol atua em consequência”, diz ainda o texto do comunicado.

Antes do comunicado divulgado pelo Boca, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, deu entrevista à Fox Sports da Argentina garantindo que o jogo seria realizado. “A partida será jogada às 17h [18h de Brasília], o Boca não fez nenhuma apresentação. A partida será jogada, não tenha dúvidas”, afirmou o dirigente. “Não posso falar sobre suposições, não vou fazer nenhuma referência a suposições ou rumores. Temos um acordo que a partida hoje se joga às 17h porque não há nada neste momento que modifique a decisão”, assegurou Domínguez.

Veja qual é o artigo citado pelo Boca:

ARTIGO 18 – SANÇÕES QUE PODEM SER IMPOSTAS A ASSOCIAÇÕES MEMBROS E CLUBES. 1. As seguintes sanções podem ser impostas, individual ou conjuntamente por uma mesma infração, a associações nacionais e clubes, em conformidade com o Artigo 64 dos Estatutos da Conmebol:

a) Advertência.

b) Repreensão, advertência ou aviso.

c) Multa econômica, que nunca será inferior a US$ 100,00 (cem dólares) ou superior a US$ 400.000,00 (quatrocentos mil dólares).

d) Cancelamento do resultado de uma partida.

e) Repetição de um jogo.

f) Dedução de pontos.

g) Determinação do resultado de uma partida.

596/5000

h) Obrigação de jogar um jogo a portas fechadas.

i) Fechamento total ou parcial do estádio.

j) Proibição de jogar um jogo em um determinado estádio.

k) Obrigação de jogar uma partida em um terceiro país.

l) Desqualificação de competições em andamento e / ou exclusão de competições futuras.

m) Retirada de um título ou prêmio.

CAPÍTULO UM

Princípios Disciplinares

22

n) Retirada de licença.

o) Proibição de venda e / ou compra de bilhetes.

2. Os órgãos judiciais podem impor uma ou mais das sanções estabelecidas no numeral anterior para a comissão do mesmo delito.

Sem data para novo jogo

Um dos problemas do agendamento de uma nova data de jogo é que Buenos Aires receberá o G-20 a partir desta quarta-feira. As autoridades locais pedem que o jogo não seja marcado nesse período, portanto, porque isso implicaria problemas de segurança pública. A Conmebol não anunciou nenhuma data. Haverá uma reunião na terça-feira, às 10h (horário de Buenos Aires, 11h de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, com os presidentes do clubes para definição de uma nova data. Neste momento, pouco se sabe sobre o que será definido.

Mundial de Clubes afetado?

O vencedor da Copa Libertadores conquista vaga para o Mundial de Clubes, que começa no dia 12 de dezembro. O time sul-americano está programado para jogar no dia 18, nos Emirados Árabes. Será preciso pensar em uma nova data, provavelmente depois do G-20, a partir de 2 de dezembro. Uma questão que terá que ser resolvida pela Conmebol e, possivelmente, pela Fifa também.

INFORMAÇÕES EM ATUALIZAÇÃO

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo