Botafogo dá exemplo e vai banir torcedor que foi identificado fazendo gestos racistas
Em poucas horas, o Botafogo identificou o torcedor que fez gestos racistas para a torcida do Palmeiras e acionou as autoridades policiais
Apesar da importante vitória do Botafogo sobre o Palmeiras pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, a noite de quarta-feira (14) também ficou marcada por um episódio lamentável. Um torcedor do Botafogo foi flagrado fazendo gestos racistas em direção a torcedores adversários. No entanto, felizmente, o clube carioca não demorou para agir.
Na tarde desta quinta-feira (15), o Botafogo anunciou que identificou o torcedor e que o mesmo será banido do Estádio Nilton Santos. O clube também já acionou as autoridades públicas para as providências jurídicas.
– O “torcedor” que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis – diz um trecho da nota divulgada pelo Botafogo nesta quinta-feira.
Em vídeo divulgado pelo jornalista Tossiro Neto, o torcedor, identificado como Vinícius Ramos, aparece fazendo gestos racistas em direção ao setor da torcida do Palmeiras. Outro torcedor, ainda não identificado, também aparece em outro vídeo fazendo gestos racistas.
O Botafogo já conta com biometria facial em parte dos setores do Nilton Santos. Para entrar nos setores Leste Inferior, Leste Superior, Oeste Superior, Norte e Sul, os torcedores obrigatoriamente precisam cadastrar a biometria facial. Nos outros setores, por enquanto, o reconhecimento facial é opcional.
Pausa na comemoração da vitória para uma cena lamentável e que não pode passar despercebido.
Não representa a camisa que veste. Divulgando para que as medidas sejam tomadas.
Repugnante.
📹 | @tossiro pic.twitter.com/njoQ8GztMh
— Informa Fogo (@informafogo) August 15, 2024
Torcedor foi demitido do trabalho
Além de ser banido do Nilton Santos, Vinícius Ramos também foi demitido do seu trabalho. Morador de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, ele trabalhava na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura da cidade. Nesta quinta-feira, após o mesmo ser identificado, a Prefeitura de Maricá anunciou a sua demissão.
– A Prefeitura de Maricá demitiu o torcedor envolvido em atos racistas no jogo entre Botafogo e Palmeiras, quarta-feira (14/08), no estádio Nilton Santos. Vinícius Ramos foi exonerado da função que ocupava na Secretaria de Ciência e Tecnologia. O prefeito Fabiano Horta, botafoguense, condenou com veemência os sucessivos casos de racismo no futebol: “O racismo é um crime que fere o ser humano em sua dignidade, e a nossa gestão não tolera qualquer forma de preconceito”. A Prefeitura já informou ao clube e às autoridades policiais – informou a Prefeitura de Maricá em nota oficial.
Confira a nota divulgada pelo Botafogo
Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O “torcedor” que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis.
Racismo é crime — e um crime sem perdão. O Botafogo está comprometido em combater de forma ativa este mal e não medirá esforços para garantir que tais atos não tenham lugar no esporte e na sociedade como um todo. O futebol tem um papel muito importante na construção social e influencia a vida de muita gente. Que os outros Clubes e entidades esportivas sigam o mesmo caminho e que esta mensagem de conscientização surta efeito.
Juntos, faremos o Botafogo e o Futebol um exemplo de respeito e igualdade.
Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O "torcedor" que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha… pic.twitter.com/OyOqULhCYx
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 15, 2024