Libertadores

Sofrida e histórica: Artur Jorge define a classificação do Botafogo na Libertadores

Depois de perder os dois primeiros jogos pelo Grupo D, o Botafogo garantiu a vaga nas oitavas da Libertadores ao vencer o Universitario

O Botafogo não jogou bem, mas cumpriu o seu objetivo e está nas oitavas de final da Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (16), o Glorioso venceu o Universitario-PER por 1 a 0, em pleno Monumental, em Lima, e garantiu a vaga na próxima fase da competição continental. Em uma partida ruim tecnicamente, Jeffinho marcou o único gol do jogo e garantiu o Botafogo nas oitavas.

Depois de ter perdido os dois primeiros jogos na fase de grupos, o Botafogo conseguiu se reencontrar na competição para buscar a classificação. Assim, ao falar sobre a vitória desta quinta-feira, o técnico Artur Jorge se estendeu e também falou sobre a campanha do Glorioso até aqui. E ele definiu bem a partida contra o Universitario e a classificação do Botafogo.

— Nós temos um contexto mais alargado para analisar. O jogo em si não foi muito bem jogado pelo Botafogo. Foi um jogo mais sofrido do que bem jogado, mas foi um jogo onde a vitória nos assenta muito bem porque não permitimos oportunidades ao adversário e tivemos oportunidades claras para fazer gol. É um rival muito forte porque ainda não tinha perdido em casa em 2024, e nós conseguimos fazê-los — disse Artur Jorge, antes de completar.

– Este Botafogo não escolhe adversário ou local para se impor. Tivemos mérito. Conseguimos classificação histórica, tendo que num grupo que se disputa 18 pontos nós tínhamos zero (após 2 jogos). Foi uma recuperação extraordinária e isso é mérito dos jogadores. Muito satisfeito por isso e por ter ganho.

Com a vitória sobre o Universitario, o Botafogo chegou aos nove pontos e segue na segunda colocação do Grupo D. No entanto, agora não pode mais ser alcançado pelos adversários que estão abaixo e garantiu a classificação para as oitavas de final da Libertadores. Na última rodada, no dia 28 de maio, o time de Artur Jorge decide a liderança da chave com o Junior Barranquilla, fora de casa, na Colômbia.

Artur Jorge valoriza atitude do Botafogo

Ao vencer o Universitario, o Botafogo conseguiu a sua primeira vitória fora do Rio de Janeiro sob o comando do técnico Artur Jorge. Antes, eram três jogos sem vencer, com duas derrotas e um empate. Dessa forma, o técnico português valorizou a atitude do time para buscar mais vitórias na temporada, ainda que, agora, seja o momento para os jogadores comemorarem e descansarem.

– Minha preocupação é desfrutar dessa vitória e dar folga aos rapazes porque merecem descansar. É uma ideia que já está clara sobre o que queremos, temos que acrescentar mais intensidade e dinâmica. Teremos todo o elenco disponível. É uma vitória que nos traz a classificação, mas queremos mais vitória porque essa é a atitude que queremos enquanto Botafogo – disse Artur Jorge.

Artur Jorge também elogiou o time do Universitario, mas ressaltou que o Botafogo teve as melhores chances da partida — como, de fato, teve, principalmente no segundo tempo.

— É justo falar sobre o que o Universitario fez em campo. Nos trouxe dificuldade, obrigou os rapazes a defender, procurarem ter um resultado diferente, mas por grande mérito do grande compromisso não demos oportunidades. As situações de grande perigo ocorreram em cruzamentos, onde sempre defendemos bem. Acho que as oportunidades claras de gol foram do Botafogo — finalizou Artur Jorge.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo