América do SulBrasilLibertadores

Grupo 5: Corinthians

CORINTHIANS

Sport Club Corinthians Paulista
Como chegou à Libertadores: Atual campeão
Melhor campanha: Campeão (2012)
Campanha em 2011/12: Campeão

 

 

 

 

Destaque

Paulinho. É o dínamo do time, o jogador que melhor une as funções ofensivas e defensivas dessa equipe. Marca forte atrás, fazendo dupla entrosada com Ralf, mas tem explosão e talento para ir á frente tentar passes em profundidade ou aparecer como elemento surpresa para finalizar sem marcação.

Ponto forte

Jogo coletivo. A equipe não tem nenhum jogador muito acima da média para desequilibrar como Neymar no Santos, Ronaldinho no Atlético Mineiro ou Fred no Fluminense (Alexandre Pato pode mudar isso). Mas nenhum time brasileiro tem um conjunto tão bom. A movimentação dos jogadores é fluida, com muita compactação e proximidade entre os setores. O entrosamento é tão grande que mesmo trocas pontuais de jogadores não mudam o estilo do time.

Ponto fraco

Laterais. Alessandro e Fábio Santos não são laterais defensivamente seguros. Muitas vezes eles avançam e demoram a voltar, deixando espaços para os adversários explorarem nos contra-ataques. Ainda mais nos últimos meses, quando a saída de Leandro Castán deixou a zaga sem um homem rápido para fazer a cobertura e compensar esse problema.

Até onde pode ir

Luta pelo título

Time base

Corinthians campinhoTécnico: Tite

VOLTAR AO GUIA

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo