América do Sul

Como o melhor jogador da Copa do Mundo 2010 virou jogador profissional de tênis?

Aos 45 anos, Diego Forlán marcou o futebol uruguaio; agora, o histórico centroavante se aventura no tênis profissional

Um dos grandes nomes do futebol sul-americano no século XXI, Diego Forlán está aposentado dos gramados, porém, não do saibro. Melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o histórico centroavante uruguaio fez sua estreia como tenista profissional.

Na noite da última quinta-feira (13), Forlán participou do torneio de duplas do Challenger 100 de Montevidéu, que compõe o circuito mundial da modalidade. Contudo, a primeira experiência do ex-jogador de futebol no tênis profissional não teve o mesmo brilho de sua carreira com a pelota.

Jogando ao lado do argentino Federico Coria — tenista profissional que já alcançou a 49ª posição no ranking da ATP –, Diego Forlán perdeu por 2 sets a 0 para a dupla boliviana Boris Arias e Federico Zeballos e acabou eliminado do Challenger.

O jogo do ex-atacante durou 47 minutos, cujas parciais terminaram em 6-1 e 6-2. O uruguaio inclusive marcou pontos e arrancou aplausos da torcida. Entretanto, ele admitiu que era o elo mais fraco da competição, pois não é um tenista profissional:

Sabíamos que Federico Zeballos bate forte e geralmente bate mais cruzado, mas sabendo que sou um jogador que não tem nível de profissional, ele ia tentar me encontrar e me jogar no corpo. Foi lógico, tive que ficar atento, alguns consegui pegar e outros foram muito rápidos.

Veja abaixo alguns vídeos de Diego Forlán no Challenger 1000:

 

Por que Diego Forlán jogou um torneio profissional de tênis?

Foto: (Imago) - Diego Forlán comandou o Uruguai até às semifinais da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul
Foto: (Imago) – Diego Forlán comandou o Uruguai até às semifinais da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul

Forlán foi convidado pela organização do Challenger 100 para ser uma das atrações no Uruguai, sua terra natal. E se engana quem pensa que o ex-jogador de futebol caiu de paraquedas em um torneio profissional de tênis.

Ao longo de seus 20 anos como futebolista profissional, o uruguaio nunca escondeu sua paixão pela modalidade. Após passagens por Atlético de Madrid, Manchester United, Internacional e outros gigantes, Diego Forlán começou sua trajetória como tenista, motivado pelo passatempo.

O histórico centroavante já participou de competições da categoria Master e, no ranking dos tenistas acima dos 45 anos, é o 101º colocado nas duplas, além de ocupar a 113ª posição entre os simples (individual).

E a tendência é que Forlán nunca mais se aventure no tênis profissional. Ao analisar sua estreia no Challenger 100 de Montevidéu, o uruguaio expressou seu desejo de jogar somente a categoria Master no futuro:

Não, o meu objetivo é continuar disputando torneios da ITF (Federação Internacional de Tênis) na categoria acima de 45 anos.

Lenda do Milan também já foi tenista depois da aposentadoria

Foto: (IconSport) - Paolo Maldini já jogou o Challenger de Milão
Foto: (IconSport) – Paolo Maldini já jogou o Challenger de Milão

Acredite se quiser, mas Diego Forlán não foi o primeiro jogador de futebol que atacou de tenista. Um dos maiores zagueiros da história do esporte e lenda do Milan, Paolo Maldini também já participou de um torneio profissional da modalidade.

Entre 1984 e 2009, o italiano cravou seu nome entre os ícones do esporte bretão. Já em 2017, no auge de seus 49 anos, Maldini fez sua estreia no Challenger de Milão.

À época, assim como o ex-centroavante uruguaio, o histórico defensor italiano participou do torneio de duplas, jogando ao lado de Stefano Landonio, que também era seu treinador. Assim como Forlán, Paolo Maldini perdeu e acabou eliminado do Challenger.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo