Copa América 2024

‘Um desastre’: entenda a briga entre jogadores e torcida de Uruguai e Colômbia

Colombianos venceram por 1 a 0 e voltam à final da competição após 23 anos; Confusão começou após o apito final

O clima esquentou na segunda semifinal da Copa América 2024. Ao final dos 90 minutos intensos disputados entre Colômbia e Uruguai, torcedores acabaram feridos em uma briga que envolveu até os próprios atletas.

Dentro de campo, melhor para o time de Néstor Lorenzo. Ainda no 1º tempo, Jefferson Lerma marcou o único gol da partida que assegurou a volta da Colômbia a uma decisão de Copa América após 23 anos.

Assim que o árbitro César Ramos apitou o final da partida, jogadores começaram a se desentender dentro de campo. No entanto, a grande confusão aconteceu nas arquibancadas do Bank of America Stadium.

Uruguai x Colômbia termina com briga generalizada fora de campo

Os colombianos estão em festa após uma classificação histórica na noite desta quarta-feira (10). Em Charlotte, nos EUA, a equipe de James Rodríguez venceu o Uruguai por 1 a 0 e está na decisão da Copa América 2024.

Jogadores da Colômbia comemoram classificação à final da Copa América
Jogadores da Colômbia comemoram classificação à final da Copa América. Foto: Icon Sport

Ao final do jogo, porém, a comemoração colombiana se transformou em uma briga com atletas e torcedores uruguaios. Após um bate-boca entre jogadores em campo, o clima hostil chegou às arquibancadas.

Minutos após o final de jogo, atletas uruguaios foram em direção às arquibancadas, onde estavam seus familiares, e alguns deles chegaram a trocar socos com torcedores colombianos presentes no local.

Ronald Araujo, Darwin Núñez, Matías Viña e Mathías Oliveira foram alguns dos jogadores que participaram da confusão. O atacante do Liverpool, inclusive, chegou a pegar uma cadeira para arremessar em direção aos colombianos, mas foi impedido por outros torcedores presentes na confusão.

José Giménez, zagueiro uruguaio, apontou a Conmebol como a culpada pelo episódio que, segundo ele, poderia terminar com uma tragédia envolvendo familiares dos jogadores:

“Foi um desastre, uma parte da torcida atacando as nossas famílias, muitos de nós com crianças recém-nascidas. Espero que os organizadores da Conmebol reflitam, isso acontece sempre, torcedores bêbados que se comportam dessa maneira.”

Alguns se machucaram após a confusão. No gramado do Bank of America Stadium, torcedores uruguaios foram atendidos e um deles apresentava um corte no rosto.

Conmebol se posiciona após briga na Copa América

Minutos após a briga em campo, que terminou controlada pelas autoridades, a Conmebol emitiu uma nota repudiando qualquer tipo de violência praticada no futebol.

No sábado (13), o Uruguai enfrenta o Canadá às 21h (horário de Brasília), em jogo que vale o 3º lugar da competição. No dia seguinte (14), em Miami, Colômbia e Argentina definem o vencedor da Copa América 2024 em Miami, no mesmo horário, 21h.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas Gervazio

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, também contribuiu para portais como Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo