Copa América 2024

Dorival traça plano para tirar o melhor de Vini Jr e Rodrygo na Copa América

Dupla de protagonistas do Real Madrid deve ser preservada em amistoso contra o México

Dorival Júnior teve de esperar até a última quarta-feira (5) para poder contar com Rodrygo e Vinicius Jr. a sua disposição nos trabalhos de preparação da seleção brasileira para a disputa da Copa América. Foi quando a dupla de protagonistas se apresentou em Orlando, na Flórida, ao lado de Éder Militão, vindo de merecidos dias de folga após a  conquista da Champions League pelo Real Madrid.

Mas desde o início do período de treinamentos, o treinador já tem um plano definido para os dois atacantes. Titulares absolutos da Seleção, Vinicius Jr. e Rodrygo serão preservados do amistoso contra o México, no próximo sábado (8), às 21h30 (horário de Brasília), no Texas.

Ambos devem iniciar a partida no banco de reservas e ficarão de opção para o decorrer da partida. Como o técnico já conhece bem os dois jogadores e sabe o que eles podem entregar à Seleção, a estratégia é descansá-los para o início da competição.

A comissão técnica conta muito com os dois jogadores para ser os protagonistas do Brasil na Copa América. Especialmente Vini Jr, que vem de sua melhor temporada na carreira e quer confirmar a Bola de Ouro com uma boa participação e o seu primeiro título pela Seleção.

“Não fui campeão ainda, não tenho nenhum título pela Seleção, espero que seja agora. Nós estamos nos preparando muito bem para esse momento. A geração vem muito forte para ganhar grandes coisas com a Seleção”. (Vini Jr)

Gabriel Magalhães será desfalque contra o México

Além de preservar a dupla campeã da Champions League pelo Real Madrid, Dorival Júnior não irá contar com Gabriel Magalhães contra o México. O zagueiro se apresentou à Seleção com uma lesão no ombro direito e só retomou os treinamentos na última terça-feira (4).

Considerado titular da zaga na dupla ao lado de Marquinhos, o defensor ainda tem status de dúvida para enfrentar os Estados Unidos no próximo dia 12, no último amistoso antes da Copa América. O treinador pode, assim, revezar Bremer e Lucas Beraldo nas duas partidas preparatórias.

— Venho trabalhando bastante para isso. E acho que estou preparado para essa oportunidade. Eu acho que não vou partir de titular, mas espero estar contribuindo no treino, e que o treinador possa ver que sou capaz de ser titular — disse Bremer na última entrevista coletiva.

Rodrygo também deve ser preservado por Dorival contra o México (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Dorival deve definir time nesta sexta

Dorival Júnior deve definir a escalação titular do Brasil para o primeiro amistoso no treino desta sexta-feira (7) no Kyle Field, palco da partida contra o México. A única dúvida está na defesa: Beraldo e Bremer disputam a vaga de Gabriel Magalhães ao lado de Marquinhos. No ataque, Endrick deve ter a chance de ser titular.

— São duas equipes muito fortes fisicamente. O México é uma equipe que se defende muito bem, tem um jogo de transição muito interessante. A seleção dos Estados Unidos já procura ter um pouco mais de posse de bola.  Serão dois compromissos muito importantes, interessantes, que nos darão uma ideia do momento que nós estaremos vivendo — afirma Dorival Júnior.

> Escalação provável da Seleção contra o México:

Alisson; Danilo, Marquinhos, Bremer (Beraldo) e Wendell; Douglas Luiz, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Gabriel Martinelli e Endrick.

Os amistosos do Brasil antes da Copa América

O Brasil enfrenta o México em amistoso no dia 8 de junho, no Texas, e depois retorna à Flórida para mais um compromisso, no dia 12, contra os Estados Unidos. O período de preparação em Orlando vai até o dia 20 de junho, quando a Seleção embarca rumo a Los Angeles para a estreia na Copa América.

Quando o Brasil estreia na Copa América?

O Brasil faz a sua estreia no Grupo D da Copa América em 24 de junho, contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia. Depois, a Seleção enfrenta o Paraguai no dia 28, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e encerra a participação na chave contra a Colômbia, em 2 de julho, no Levi’s Stadium, em Santa Clara.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo