Copa América 2024

Quais jogadores vão desfalcar os times no Brasileirão durante a Copa América?

Por mais que Brasil não tenha causado tantos desfalques, outras seleções podem tirar mais talento do campeonato

Com início previsto para o dia 20 de junho, a Copa América de 2024 será disputada nos Estados Unidos, e servirá como evento-teste para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada também no Canadá e no México. Com a data da principal competição de seleções das Américas se aproximando, vai aumentando a expectativa pela convocatória das demais equipes, uma vez que, já sabemos quais serão os atletas que vão representar o Brasil no torneio.

Como o calendário do futebol brasileiro não será paralisado por conta da disputa da Copa América, o técnico Dorival Júnior tentou amenizar os impactos da convocação, e chamou apenas três atletas que disputam o Brasileirão. O goleiro Bento, do Athletico Paranaense, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG e o atacante Endrick, do Palmeiras, foram os únicos atletas que jogam no Brasil convocados para os jogos diante dos Estados Unidos e México, e para a disputa da competição continental.

Contudo, as demais seleções que contam com atletas nos times brasileiros podem aumentar o número de desfalques nos clubes que disputam a primeira divisão do futebol brasileiro. Ainda não há lista definitiva na maioria das demais seleções, mas a expectativa é de que as outras seleções da América do Sul impactem mais os times brasileiros. Confira a lista de jogadores que podem desfalcar as equipes do Campeonato Brasileiro durante o período de disputa da Copa América.

Jogadores que podem desfalcar seus clubes durante a Copa América

Brasil

O goleiro Bento (Athletico Paranaense), o lateral-esquerdo Guilherme Arana (Atlético Mineiro) e o atacante Endrick (Palmeiras) são os únicos atletas que atuam no Brasil que vão desfalcar seus clubes durante o período de disputa da Copa América.

Venezuela

A Vinotinto divulgou sua lista pré-lista de convocação, contendo sete jogadores que atuam no Brasil: Nahuel Ferraresi (São Paulo), Yefferson Soteldo (Grêmio), Tomás Rincón e Rómulo Otero (Santos), Jefferson Savarino (Botafogo), Kervin Andrade (Fortaleza) e Mauro Rosales (Sport).

Chile

Na pré-lista, quatro nomes da seleção chilena atuam no futebol brasileiro e podem desfalcar seus clubes na disputa da Copa América. Os zagueiros Benjamin Kuscevic (Fortaleza) e Gary Medel (Vasco), o volante Erick Pulgar (Flamengo), e o atacante Eduardo Vargas, mais um do Atlético-MG.

Colômbia

Apesar de ainda não ter divulgado sua lista prévia, a seleção colombiana costuma convocar ao menos quatro atletas que disputam a elite do futebol brasileiro: James Rodríguez (São Paulo), Richard Ríos (Palmeiras), Rafael Santos Borré (Internacional) e Jhon Arias (Fluminense).

Equador

O Equador pode ser mais uma dor de cabeça para o Atlético-MG, já que pode ter Alan Franco em sua convocatória, além de Arboleda (São Paulo) e Léo Realpe (RB Bragantino). Vale lembrar que o Equador ainda não anunciou sua pré-lista, mas costuma convocar estes três jogadores para seus compromissos internacionais. Outro nome em pauta é o do zagueiro Félix Torres do Corinthians.

Uruguai

A seleção uruguaia é uma das que pode mais desfalcar os clubes brasileiros durante o período da Copa América. São pelo menos seis nomes que o técnico argentino Marcelo Bielsa poderá chamar. Um dos times que pode ser mais prejudicado com a convocatória da Celeste é o Flamengo, que pode perder ao menos quatro atletas: Matías Viña, Nicolás De la Cruz, Giorgian De Arrascaeta e Guilhermo Varela. Agustín Canobbio, do Athletico Paranaense, e Laquintana do RB Bragantino, também são possíveis desfalques para os seus times.

Convocação da Seleção Brasileira para a Copa América

Goleiros:

Alisson (Liverpool)*
Bento (Athletico)
Ederson (Manchester City)

Laterais:

Danilo (Juventus)
Guilherme Arana (Atlético-MG)*
Yan Couto (Girona)
Wendell (Porto)

Zagueiros

Beraldo (PSG)
Éder Militão (Real Madrid)*
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)

Meio-campistas

Andreas Pereira (Fulham)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Douglas Luiz (Aston Villa)
João Gomes (Wolverhampton)
Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes

Endrick (Palmeiras)
Evanílson (Porto)*
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Raphinha (Barcelona)
Rodrygo (Real Madrid)
Savinho (Girona)
Vini Jr. (Real Madrid)

* Jogadores convocados pela primeira vez com Dorival

Brasil fará amistosos contra México e Estados Unidos

A cidade de Orlando será a base para a preparação da seleção brasileira para a disputa da Copa América. A apresentação dos jogadores que atuam fora do Brasil está prevista para o dia 30 de maio, os demais atletas devem se apresentar no dia três de junho.

A Canarinho enfrenta o México no dia oito de junho, em College Station (Texas), e volta para a Flórida para novo amistoso, diante dos Estados Unidos, no dia 12. A preparação será realizada até dia 20 de junho, quando a delegação brasileira embarcará para Los Angeles, para a estreia na Copa América.

Quando o Brasil estreia na Copa América

O Brasil está no Grupo D da Copa América, e fará sua estreia no dia 24 de junho, diante da Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia. O segundo compromisso da Seleção será contra o Paraguai no dia 28, no Allegiant Stadium, em Las Vegas. E o Brasil encerra a participação na chave contra a Colômbia, em 2 de julho, no Levi’s Stadium, em Santa Clara.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo