Copa América 2024

Rei de estreias, Brasil terá que superar fantasma norte-americano na Copa América

Após 27 anos, Brasil e Costa Rica se enfrentam em jogo de estreia da competição novamente

O Brasil estreia pela Copa América na noite desta segunda (24). Às 22h (horário de Brasília), em Los Angeles, Estados Unidos, o time de Dorival Júnior enfrenta a Costa Rica pela 1ª rodada do Grupo D.

Em toda história, o Brasil participou de 37 edições de Copa América, com 9 títulos, 12 vice-campeonatos e um bom aproveitamento em seus jogos de estreia.

Dessa vez, diante da Costa Rica, a Seleção volta a encarar um adversário que conhece bem. Mas para buscar o décimo troféu, terá que superar um histórico recente desfavorável na terra do Tio Sam.

Estreia do Brasil contra a Costa Rica na Copa América traz boas lembranças

A última vez que Brasil e Costa Rica se enfrentaram na fase de grupos da Copa América foi em 2004, quando o time comandado por Carlos Alberto Parreira terminou com o título.

No entanto, a Seleção já enfrentou os costa-riquenhos em uma estreia da competição. Em 1997, na Bolívia, o Brasil venceu por 5 a 0, com gols de Romário, Ronaldo (2), Djalminha e Rónald González (contra).

Ronaldo e Romário juntos defendendo a Seleção Brasileira – Foto: Icon Sport

Naquela edição, inclusive, a Seleção venceu a sua primeira Copa América longe do seu país. Além disso, Zagallo, técnico da equipe, ficou marcado pela frase “vocês vão ter que me engolir”. 

Nos EUA, as memórias não são muito interessantes

A estreia diante da Costa Rica em 97 é um bom indicativo, mas o histórico recente da Seleção Brasileira em território norte-americano não empolga.

Em 2016, a Conmebol decidiu fazer uma edição especial em alusão em comemoração da Copa América. Pela primeira vez na história, o torneio aconteceu fora da América do Sul.

Nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira de Dunga sequer passou da primeira fase. Em um grupo com Peru, Equador e Haiti, o time terminou na terceira colocação, com apenas 4 pontos em 3 jogos.

Últimas estreias da Seleção Brasileira na Copa América

A última derrota em uma estreia de Copa América da Seleção Brasileira foi em 2007. Mesmo assim, naquela ocasião, a equipe saiu campeã. Confira o retrospecto a partir de 2001:

Ano Estreia Colocação FINAL
2001 Brasil 0 x 1 México Caiu nas quartas-de-final (derrota para Honduras por 2 a 0)
2004 Brasil 1 x 0 Chile Campeão
2007 Brasil 0 x 2 México Campeão
2011 Brasil 0 x 0 Venezuela Caiu nas quartas-de-final (derrota nos pênaltis para o Paraguai)
2015 Brasil 2 x 1 Peru Caiu nas quartas-de-final (derrota nos pênaltis para o Paraguai)
2016 Brasil 0 x 0 Equador Caiu na fase de grupos
2019 Brasil 3 x 0 Bolívia Campeão
2021 Brasil 3 x 0 Venezuela Vice-campeão

Números da Seleção Brasileira em estreias da Copa América

Em 37 jogos de estreia na Copa América, a Seleção Brasileira tem 24 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. Ao todo, marcou 98 gols (média de 2,65 por partida) e levou 33 (0,9 por partida).

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, também contribuiu para portais como Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo