Copa América 2024

Susto em Peru x Canadá: bandeirinha desmaia em campo e interrompe jogo

Incidente ocorreu no final do 1º tempo e chocou jogadores peruanos e canadenses

No final do 1º tempo de Peru x Canadá, válido pela Copa América 2024, o assistente Humberto Noel Panjoj Chitay, da Guatemala, passou mal e desabou no campo de jogo. Aparentemente, o incidente se deu em virtude da alta temperatura em Kansas City — sensação térmica chegou a 38 graus.

Ao perceber a queda de Humberto, Crépeau, goleiro da seleção canadense, se dirigiu até o bandeira e pediu atendimento médico ao mesmo. Mario Escobar, árbitro da partida, interrompeu o jogo.

Os profissionais de saúde logo adentraram no campo e tomaram conta da situação. Humberto foi prontamente atendido, retirado do gramado e encaminhado a um hospital próximo ao Sporting Park.

Canadá vence a primeira na Copa América e complica Peru

Passes errados, lançamentos forçados, faltas em excesso e zero inspiração. O 1º tempo de Peru x Canadá foi duro de assistir. A deficiência técnica de ambas as equipes ficou clara desde o pontapé inicial, e o jogo físico e truncado imperou em Kansas City.

Os canadenses adotaram um estilo de jogo mais propositivo, com posse de bola e pressão pós-perda no campo de ataque. Por outro lado, o Peru compactou suas linhas e buscou explorar os contra-ataques — seja pelo chão ou via ligação direta.

Nas arquibancadas do Sporting Park, a torcida peruana tentou fazer a diferença com apoio incondicional aos jogadores. E conseguiu. Após início ruim, a Blanquirroja passou a tomar conta da partida. A seleção comandada por Jorge Fossati aumentou o volume ofensivo, igualou a posse de bola e criou a melhor (e única) chance do 1º tempo — Quispe parou em boa defesa de Crépeau.

No começo da etapa complementar, o Peru ficou com um jogador a menos. Miguel Araujo deu entrada forte em Shaffelburg, o VAR denunciou o lance e o zagueiro acabou expulso.

A partir daí, o Canadá tentou se aproveitar da superioridade numérica em campo. A equipe do técnico Jesse Marsch adiantou as linhas, encurralou o adversário e martelou em busca do gol da vitória. E ele saiu aos 28 minutos.

Shaffelburg recebeu em profundidade e descolou passe açucarado para Jonathan David, que tocou na saída de Gallese e balançou as redes. 

Foto: Icon Sport

Situação de Peru e Canadá no Grupo A

O Canadá mostrou resiliência depois da derrota para Argentina na estreia. A vitória sobre os peruanos deixa a seleção de Alphonso Davies na vice-liderança do Grupo A, com três pontos. Já o Peru amarga a lanterna da chave, com apenas um.

A situação dos peruanos é delicada. Se quiserem avançar às quartas de final, Paolo Guerrero e companhia terão que vencer a Argentina na última rodada. Ainda assim, provavelmente dependerão do resultado do outro jogo, entre Canadá x Chile.

Jogos de Peru e Canadá na 3ª rodada

  • Argentina x Peru – 29 de junho – 21h – Sun Life Stadium
  • Canadá x Chile – 29 de junho – 21h – Inter&Co Stadium
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo