Conheça Diego Martínez, o novo treinador do Boca Juniors que já tem ligações profundas com os Xeneizes
Contratado para a temporada 2024, Diego Martínez tem um passado ligado ao Boca Juniors, onde chega conhecendo boa parte do elenco
Na última terça-feira (26), o Boca Juniors anunciou Diego Martínez como seu novo treinador para a temporada 2024, com possibilidade de renovação por mais um ano. O técnico assumirá oficialmente no dia 2 de janeiro com a missão de dar uma resposta após um 2023 decepcionante. Os Xeneizes não levantaram um título sequer neste ano e, de quebra, não se classificaram à próxima Copa Libertadores.
Vice-campeão para o Fluminense, o Boca decidiu demitir Jorge Almirón logo após a final da Libertadores, em novembro. Agora, cabe a Martínez recuperar a moral xeneize. Para isso, o treinador também olhará para trás, pois já tem uma relação antiga com a equipe e, inclusive, conhece alguns dos principais jogadores do elenco, com quem já trabalhou no passado.
Como jogador, Diego Martínez atuava como volante e passou por diversos clubes da segunda divisão argentina. Fora do país, ele também jogou pelos gregos Pierikos e Diagora. Hoje aos 45 anos, o técnico espera estar à altura do desafio de treinar os Xeneizes após passar pelas quatro divisões do país. Conheça o novo treinador do Boca Juniors.
BIENVENIDO AL ÚNICO GRANDE DIEGO #MARTINEZ! 💙💛#BOCA ES TU CASA MISTER! 👍🏻🤝🏻 pic.twitter.com/U1VQlsrNG6
— Boca Info (@Labocatw) December 26, 2023
Diego Martínez chegou ao Boca Juniors pela primeira vez em 2012
Após encerrar a carreira como jogador, Diego Martínez chegou ao Boca Juniors pela primeira vez em 2012 graças a Coqui Raffo, que trabalhava com ele em um projeto conjunto com o Barcelona. Inicialmente, o técnico assumiu as categorias de base dos Xeneizes, onde dirigiu muitos garotos que hoje fazem parte do time principal, como Colo Barco, Equi Fernández, Luca Langoni, Chelo Weigandt, Vicente Taborda, entre outros.
Já em 2015, Martínez foi procurado pelo Ituzaingó – seu último clube como jogador profissional – para assumir como treinador. Na Primeira D (quinta divisão argentina), ele assumiu sua primeira equipe. E o técnico foi subindo de divisão até chegar ao Boca. Também passou por Cañuelas, Comunicaciones, Ferrocarril Midland, Estudiantes de Buenos Aires, clube que subiu para o B Nacional (segunda divisão do país).
Já na divisão de elite da Argentina, Diego Martínez teve uma rápida passagem pelo Godoy Cruz antes de chegar ao Tigre, que foi um divisor de águas em sua carreira. Lá, o técnico conseguiu subir para a Primeira Divisão e manteve o time competitivo nos três anos de seu trabalho. Vale ressaltar que o treinador chegou a ser vice-campeão da Copa da Liga em 2021, perdendo justamente para os Xeneizes.
Diego Martínez? Acá bancamos totalmente
— Virrey (@GraciasVirrey0) December 26, 2023
Ele perdeu o primeiro trem para assumir os Xeneizes
Em alta no Tigre, Martínez teve a chance de voltar ao Boca Juniors em abril deste ano. À época, o então vice-presidente xeneize, Juan Román Riquelme, tentou a contratação do técnico para substituir Negro Ibarra. Entretanto, o clube não liberou o treinador, que entendeu a situação. Pouco tempo depois, Almirón acabou comandando o time na Libertadores.
Pouco tempo depois, Diego Martínez assumiu o Huracán, que levou até às quartas de final da Copa da Liga de 2023. Entretanto, seu sonho era comandar o Boca, tanto que o técnico não pensou duas vezes após receber uma ligação no final de novembro. Ao perder o primeiro trem para assumir os Xeneizes, o treinador abriu mão de tudo para ter outra oportunidade.
Confiança em Riquelme foi recompensada
Martínez pediu demissão do Huracán mesmo sem saber se teria chances concretas de ser contratado pelos Xeneizes. Livre no mercado, o técnico esperou pacientemente pelas polêmicas eleições presidenciais do Boca Juniors. Com a vitória de Riquelme, o treinador foi recompensado por sua confiança e recebeu outro convite para voltar assumir a equipe.
✅ El Colo #Barco y el nuevo DT de #Boca, #DiegoMartínez: viejos conocidos. pic.twitter.com/5Mhd21J1zu
— Pasión Xeneize (@_PasionXeneize) December 26, 2023
Agora, Diego Martínez quer provar que é digno para o trabalho. Após passar um período nas categorias de base xeneizes, o técnico rodou por equipes menores e, quase uma década depois, ganhou o convite de ouro para dirigir um dos maiores clubes da Argentina. História digna de um roteiro de cinema hollywoodiano. Resta saber se o final será feliz ou não.