Goleiro argentino ignora críticas e ‘renova’ polêmica da Copa do Mundo em comemoração
Após investigação da Fifa, Dibu Martínez fez novo gesto obsceno enquanto celebrava a conquista da Copa América com a Argentina
Mais do que uma simples 7ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026, Argentina x Chile serviu de palco para a comemoração do título da Copa América. E quem resolveu causar foi, naturalmente, Dibu Martínez.
+ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Herói dos títulos recentes da Albiceleste, o goleiro repetiu o gesto obsceno do último Mundial, levando o mais novo troféu em sua virilha. Vale lembrar que, no Catar, o argentino de 32 anos fez o mesmo com a Luva de Ouro — prêmio dado ao melhor arqueiro da competição.
Na vitória sobre os chilenos por 3 a 0, no Estádio Más Monumental, em Buenos Aires, a seleção argentina aproveitou para celebrar a conquista da Copa América 2024, que foi disputada nos Estados Unidos.
Embalado pela torcida, Dibu Martínez repetiu o gesto polêmico, que não foi bem aceito após a vitória sobre a França, nos pênaltis, que garantiu o tricampeonato mundial. Por outro lado, as arquibancadas foram à loucura com o goleiro
Dibu Martínez costuma comemorar com gesto obsceno
Na Copa América de 2021 — que foi realizada no Brasil –, Dibu Martínez resolveu comemorar o fim do jejum de 28 anos sem títulos da Argentina colocando o prêmio de melhor goleiro da competição na virilha.
Entretanto, quando o goleiro da Albiceleste fez o mesmo gesto obsceno na Copa do Mundo, sua atitude repercutiu negativamente no Catar, cujo país é de maioria muçulmana.
Não à toa, a Fifa chegou a abrir processos disciplinares contra a Associação de Futebol Argentino (AFA) por violações das regras que regem “comportamento ofensivo e violações dos princípios do fair play”.
Só que não há qualquer tipo de registro de punição ao arqueiro do Aston Villa, que também se posicionou contra a comemoração do argentino. Fato é que isso não impediu Dibu Martínez de manter o gesto.
Em entrevista à revista France Football, o goleiro confessou que Lionel Messi — craque e capitão da Albiceleste — achou a comemoração vulgar. Mesmo isso, o argentino repetiu o gesto polêmico:
Argentina lidera Eliminatórias Sul-Americanas
Nas Eliminatórias Sul-Americanas, a Argentina lidera com folga. Com 18 pontos até aqui, a equipe de Lionel Scaloni está cada vez mais próxima de garantir uma vaga na próxima Copa do Mundo.
Como a Fifa aumentou o número de participantes de 32 para 48 a partir do Mundial de 2026, a Conmebol classifica diretamente seis seleções. O 7º colocado ganha o direito de brigar na repescagem.
Para encerrar a Data Fifa de setembro, a Albiceleste enfrenta a Colômbia na próxima terça-feira (10), às 17h30 (horário de Brasília), fora de casa, pela 8ª rodada das Eliminatórias.