Argentina

Goleiro argentino ignora críticas e ‘renova’ polêmica da Copa do Mundo em comemoração

Após investigação da Fifa, Dibu Martínez fez novo gesto obsceno enquanto celebrava a conquista da Copa América com a Argentina

Mais do que uma simples 7ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026, Argentina x Chile serviu de palco para a comemoração do título da Copa América. E quem resolveu causar foi, naturalmente, Dibu Martínez.

+ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Herói dos títulos recentes da Albiceleste, o goleiro repetiu o gesto obsceno do último Mundial, levando o mais novo troféu em sua virilha. Vale lembrar que, no Catar, o argentino de 32 anos fez o mesmo com a Luva de Ouro — prêmio dado ao melhor arqueiro da competição.

Na vitória sobre os chilenos por 3 a 0, no Estádio Más Monumental, em Buenos Aires, a seleção argentina aproveitou para celebrar a conquista da Copa América 2024, que foi disputada nos Estados Unidos.

Embalado pela torcida, Dibu Martínez repetiu o gesto polêmico, que não foi bem aceito após a vitória sobre a França, nos pênaltis, que garantiu o tricampeonato mundial. Por outro lado, as arquibancadas foram à loucura com o goleiro

Foto: (Imago) - Dibu Martínez comemora Luva de Ouro da Copa do Mundo 2022 com gesto obsceno
Foto: (Imago) – Dibu Martínez comemora Luva de Ouro da Copa do Mundo 2022 com gesto obsceno

Dibu Martínez costuma comemorar com gesto obsceno

Na Copa América de 2021 — que foi realizada no Brasil –, Dibu Martínez resolveu comemorar o fim do jejum de 28 anos sem títulos da Argentina colocando o prêmio de melhor goleiro da competição na virilha.

Entretanto, quando o goleiro da Albiceleste fez o mesmo gesto obsceno na Copa do Mundo, sua atitude repercutiu negativamente no Catar, cujo país é de maioria muçulmana.

Não à toa, a Fifa chegou a abrir processos disciplinares contra a Associação de Futebol Argentino (AFA) por violações das regras que regem “comportamento ofensivo e violações dos princípios do fair play”.

Só que não há qualquer tipo de registro de punição ao arqueiro do Aston Villa, que também se posicionou contra a comemoração do argentino. Fato é que isso não impediu Dibu Martínez de manter o gesto.

Foto: (Imago) - Dibu Martínez durante comemoração do título da Copa América 2021
Foto: (Imago) – Dibu Martínez durante comemoração do título da Copa América 2021

Em entrevista à revista France Football, o goleiro confessou que Lionel Messi — craque e capitão da Albiceleste — achou a comemoração vulgar. Mesmo isso, o argentino repetiu o gesto polêmico:

O gesto que fiz com o troféu de melhor goleiro foi uma brincadeira com meus companheiros. Eu já tinha feito isso na Copa América e todos me disseram: ‘Não tem como’ fazer de novo. Até Leo me disse isso. Eu fiz isso por eles, nada mais. Durou um segundo e foi isso.

Argentina lidera Eliminatórias Sul-Americanas

Nas Eliminatórias Sul-Americanas, a Argentina lidera com folga. Com 18 pontos até aqui, a equipe de Lionel Scaloni está cada vez mais próxima de garantir uma vaga na próxima Copa do Mundo.

Como a Fifa aumentou o número de participantes de 32 para 48 a partir do Mundial de 2026, a Conmebol classifica diretamente seis seleções. O 7º colocado ganha o direito de brigar na repescagem.

Para encerrar a Data Fifa de setembro, a Albiceleste enfrenta a Colômbia na próxima terça-feira (10), às 17h30 (horário de Brasília), fora de casa, pela 8ª rodada das Eliminatórias.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo