Alemanha

Novo técnico do Bayern de Munique pode ser brasileiro

Com Thomas Tuchel de saída no final da temporada, Harry Kane pode ser comandado por um treinador brasileiro no Bayern de Munique

Praticamente fora da briga pela Bundesliga, o Bayern de Munique aposta todas suas fichas na Champions League, onde enfrenta o Arsenal pelas quartas de final. O jogo de ida acontece nesta terça-feira (9), às 16h (horário de Brasília), no Emirates Stadium. Classificando ou não, os Bávaros têm certeza de uma coisa: Thomas Tuchel está com os dias contados.

O treinador alemão irá deixar o cargo no final da temporada, que foi muito decepcionante para a torcida, diretoria e jogadores. Então, a pergunta que fica é: quem vai substituir Tuchel no Bayern? O grande favorito era Xabi Alonso, que está fazendo história no Bayer Leverkusen. Contudo, o espanhol é carta fora do baralho dos Bávaros após ele confirmar que vai continuar nos Werkself para 2024/25.

Em meio a esse cenário, o novo técnico do Bayern de Munique pode ser brasileiro. Trata-se de Thiago Motta, que está fazendo um trabalho fenomenal no Bologna. Em sua segunda temporada no Rossoblù, ele está no G-4 da Serie A, que garante vaga na próxima Champions League. Não à toa, o treinador tem sido especulado em outros gigantes europeus, que podem ser concorrentes de peso para os Bávaros.

Segundo o empresário de Thiago Motta, Alessandro Canovi, a permanência de Xabi no Leverkusen faz com que Liverpool e Barcelona (assim como o Bayern) busquem novas opções no mercado. O ítalo-brasileiro não tem futuro garantido no Bologna, já que seu contrato se encerra no final de 2023/24. O Rossoblù querem a permanência do técnico, mas ele pode ficar encantado com a possibilidade de dirigir os Bávaros.

Thiago Motta tem uma filosofia de trabalho interessante

Em sua segunda temporada à frente do Bologna, Thiago Motta mostra que tem uma filosofia de trabalho interessante. Com seu inusitado 2-7-2, o Rossoblù constroem desde a saída de bola desde o goleiro, segurando a posse de bola para chegar ao ataque com superioridade numérica. Esse perfil com certeza agrada o Bayern de Munique, que tem um DNA parecido de dominar o seu adversário.

Com Liverpool e Barcelona também de olho no ítalo-brasileiro, resta saber qual será o próximo passo da carreira. O Bologna acredita na permanência de Thiago Motta para a próxima temporada, já que entende que a trajetória pode render ainda mais frutos. O Rossoblù acredita que o treinador tome uma decisão parecida com a de Xabi Alonso no Bayer Leverkusen, que decidiu dizer não aos pretendentes (incluindo os Bávaros) para ganhar mais experiência.

Quem o Bayern de Munique quer como treinador?

Caso a investiga por Thiago Motta não dê resultado, o Bayern já tem alguns outros nomes em sua lista. Um deles é Hansi Flick, que está livre no mercado e viveu seu auge na carreira quando esteve à frente dos Bávaros e foi campeão da Champions League. Falando em alemão, os dirigentes também cogitam Julian Nagelsmann, que vai comandar a Nationalelf na Eurocopa.

Como Xabi não vai sair, o Bayern de Munique também avalia positivamente outro destaque da Bundesliga: Sebastian Hoeneß, que deve levar o Stuttgart para a próxima edição da Liga dos Campeões. Por fim, extrapolando as fronteiras da Alemanha, os Bávaros gostam de Roberto De Zerbi, que é o responsável pelo sucesso recente do Brighton na Premier League.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo