Alemanha

Neuer tem na ponta da língua quem deve ser o goleiro da Alemanha e, spoiler, não é ele mesmo

De volta após lesão, Neuer falou sobre a possibilidade de voltar a ser goleiro titular da Alemanha, talvez uma das seleções mais bem servidas na posição

Manuel Neuer é um dos principais goleiros da história do futebol. O alemão viveu momentos de glória no Bayern de Munique, conquistando todos os títulos possíveis, além de ter levantado a Copa do Mundo com sua Seleção, no Brasil, em 2014. Com 37 anos e recém recuperado de uma lesão, o momento já é outro, e o arqueiro, como poucos, soube ter a humildade de admitir que não está mais no seu melhor nível.

Ao ser questionado sobre quem seria o titular da Alemanha na próxima Data Fifa, Neuer nem pensou e elegeu o companheiro, Ter Stegen, do Barcelona, como o escolhido. O goleiro se mostrou muito mais focado nos próximos desafios no Bayern de Munique, como retornar à melhor fase, do que pensar num lugar entre os 11 iniciais da Seleção Alemã.

Acho que ele (Ter Stegen) é atualmente o número 1. Mas este é um assunto com o qual não estou lidando no momento porque joguei meu primeiro jogo e estou feliz que tenha corrido tão bem. Feliz por estar de volta — disse, depois do jogo contra o Darmstad, na Bavária.

História não compra titularidade e Neuer sabe disso

Valorizado pelo seu estilo de jogo pouco ortodoxo, Neuer é um dos, senão o goleiro mais vitorioso da história da Seleção Alemã. Ele entrou em campo em 117 partidas pela Alemanha ao longo de 13 anos entre estreia, diante dos Emirados Árabes, até a última Copa do Mundo. Sem dúvida, só pelo nome, já poderia ser titular nos amistosos preparatórios para a Eurocopa, mas o caminho pensado pelo arqueiro foi diferente.

Ainda assim, é inegável que o momento de Neuer é inferior ao de Ter Stegen, titular absoluto no Barcelona. O companheiro de Seleção, inclusive, já vem pedindo passagem à algum tempo e, pensando no tempo de recuperação, é natural que Manuel esteja um passo atrás. Até a Euro, que a Alemanha sediará, o arqueiro terá plenas condições para recuperar seu nível e, quem sabe, tentar uma última dança em seu país de origem.

Euro 2024 19/06/24

V

Hungria

Hungria

0

Alemanha

Alemanha

2

Euro 2024 14/06/24

V

Escócia

Escócia

1

Alemanha

Alemanha

5

International Match 07/06/24

V

Greece

Greece

1

Alemanha

Alemanha

2

International Match 03/06/24

E

Ucrânia

Ucrânia

0

Alemanha

Alemanha

0

International Match 26/03/24

V

Holanda

Holanda

1

Alemanha

Alemanha

2

Manuel Neuer é um dos principais nomes da história do futebol alemão (INA FASSBENDER/AFP via Getty Images)

Humildade é nobreza que Neuer demonstra

O arqueiro é multicampeão e, como mencionado, está na prateleira dos melhores goleiros da história do futebol. Ídolo no Bayern de Munique e na Seleção Alemã, o jogador poderia dar uma “carteirada” em quem desejasse, mas não foi o caso. Ao confirmar que vê Ter Stegen como o número um da Alemanha, Neuer mostra que não é craque apenas dentro de campo.

Pouquíssimos teriam tamanha resiliência para afirmar que está em um nível abaixo daquilo que já foi apresentado. Entender as necessidades da equipe, acima de tudo, leva a resultados mais positivos. A postura harmônica de Neuer é mais um recado para a renovação da Seleção Alemã, campeã de quatro Copas do Mundo, mas que fracassou de maneira retumbante nos últimos dois Mundiais.

Qual foi a grave lesão de Neuer?

O goleiro alemão sofreu uma fratura na perna direita, mas, curiosamente, sequer estava em campo na ocasião. De férias depois da eliminação precoce da Alemanha na Copa do Mundo, Neuer passava férias esquiando com a família quando teve a grave lesão, que o tirou do restante da temporada europeia. Depois de dez meses de recuperação, ele está de volta aos gramados.

— O que posso dizer? O fim do ano poderia ser melhor… Enquanto tentava esfriar a cabeça fazendo um passeio de esqui, sofri uma pequena fratura na perna. A cirurgia de ontem (sexta-feira) correu bem. Muito obrigado aos médicos. No entanto, dói saber que a temporada atual acabou para mim — escreveu, depois de realizar cirurgia para reparar a fratura.

Manuel Neuer no hospital, depois da cirurgia na perna (Foto: Reprodução Instagram)

Neuer teve retorno de gala ao gol do Bayern

Neuer voltou a ser titular na partida diante do SV Darmstad, na Allianz Arena, e recebeu um grande presente dos companheiros. Com o goleiro em campo os 90 minutos, o Bayern de Munique goleou o adversário de maneira impiedosa, por 8 a 0. Todos os gols dos bávaros foram marcados no segundo tempo: Harry Kane fez três, Sané e Musiala dois, enquanto Thomas Muller fechou a conta. Kimmich ainda foi expulso no primeiro tempo.

Mesmo com a goleada, que manteve a invencibilidade na Bundesliga, o Bayern de Munique não é líder da competição. O xará Leverkusen é quem lidera a liga alemã, com dois pontos a mais que os bávaros. Neuer e companheiros voltam a campo na próxima quarta-feira (01), para enfrentar o Saarbrucken, clube da terceira divisão, pela DFB Pokal.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo