Bundesliga

Neuer tem data para voltar ao Bayern após 331 dias e, finalmente, dar fim à crise de goleiros do time

Técnico do Bayern, Thomas Tuchel garantiu que, caso nada aconteça, Neuer retorna no sábado, contra o Darmstadt

O goleiro Manuel Neuer está perto de voltar a jogar pelo Bayern de Munique, segundo anunciado nesta sexta-feira (27) pelo técnico Thomas Tuchel. O jogador está fora dos gramados desde o fim da Copa do Mundo por um acidente que sofreu praticando esqui, no fim de 2022. Ele estará disponível para o jogo contra o Darmstadt, neste sábado, pela Bundesliga.

Segundo contou Tuchel, o jogador já estava disponível para o jogo diante do Mainz, na semana passada, mas uma conversa com a comissão técnica fez com que o retorno do goleiro fosse adiado em uma semana para “para dar a Neuer algumas sessões de treinamento. Até porque a maioria dos treinamentos do goleiro até ali tinha sido com o time B, porque a maioria do time estava com suas seleções na Data Fifa.

Neuer já vem treinando com titulares da zaga do Bayern

Nos últimos dias, Neuer treinou com o time principal e tentou se ajustar aos titulares da zaga, Matthijs de Ligt e Kim Minjae. A comissão técnica sente que agora o goleiro está preparado para retornar à meta dos bávaros, 331 dias depois do seu acidente de esqui.

“Se nada acontecer no treinamento, espero que não, ele irá jogar amanhã”, afirmou Tuchel em sua coletiva de imprensa nesta sexta. “Ele está ansioso para isso, estamos ansiosos para isso, provavelmente há mais alguns ansiosos para isso”.

“Posso sentir a sua empolgação e posso sentir a sua categoria. Essa situação agora é nova, mas essas situações estão aí para serem vividas. Ele está aproveitando no momento e isso é o que o torna forte. Ele definitivamente terá uma certa quantidade de nervosismo e uma sensação de formigamento, mas isso também é completamente normal”.

“Ele entrará no ritmo muito rapidamente. Eu não percebo nele nenhuma tensão e nem um pouco de ‘vou mostrar a todos de novo’. Acho que esse ‘vou mostrar a todos de novo’ tem um grande papel nele, em sua competitividade, em sua mentalidade. Mas no momento, a alegria e o orgulho prevalecem nele”, afirmou ainda Tuchel.

“O que percebo nos treinamentos é um nível completamente novo de goleiro. Ver isso todos os dias é muito impressionante. Manu simplesmente torna qualquer defensor e seus companheiros goleiros mais fortes. Ele está em uma liga própria. Eu espero que ele possa fazer com que esse talento apareça com seu trabalho duro, porque as coisas não caíram no seu colo”.

Neuer: um retorno muito aguardado pelo Bayern

A lesão de Neuer deixou o Bayern desfalcado em todo o resto da temporada 2022/23, o que fez o clube contratar Yann Sommer. O suíço, porém, não queria ficar no banco de reservas nesta temporada, já que a expectativa era que Neuer já retornasse para o início da temporada. Assim, ele foi negociado com a Inter de Milão, que precisava de um goleiro após a saída de André Onana para o Manchester United.

Só que Neuer voltou a sentir a lesão e não conseguiu estar em campo. O Bayern, então, precisou usar o seu segundo goleiro, Sven Ulreich, que não conta exatamente com uma grande confiança. Apesar disso, ele foi bem nesses meses como titulares do time. O próprio goleiro lamentou que esse período jogando acabou. “É claro que é uma pena não estar mais no gol. Mas eu sei o meu papel no Bayern. Se Manuel jogar, ele fará um bom retorno”, disse Ulreich, de 35 anos.

O Bayern vai a campo contra o Darmstadt, na Allianz Arena, neste sábado (28), às 10h30 (horário de Brasília). O Bayern está em terceiro lugar na tabela da Bundesliga, com 20 pontos, dois atrás do Bayer Leverkusen, o líder.

Bayern Munich
28/10/23 - 10:30

Finalizado

8

-

0

Darmstadt

Bayern Munich - Darmstadt

Germany Bundesliga I - Allianz Arena

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo