Klopp interrompe ano sabático para assumir Borussia Dortmund por um jogo; entenda
Após deixar o Liverpool, Jürgen Klopp aceitou o convite do Borussia Dortmund para voltar ao Signal Iduna Park mais uma vez
Após deixar o comando técnico do Liverpool ao final da temporada 2023/24, Jürgen Klopp está curtindo um período longe do futebol. Entretanto, o alemão aceitou interromper seu ano sabático para assumir o Borussia Dortmund por um jogo.
O treinador de 57 anos foi convidado pelos Aurinegros para comandar uma equipe de veteranos no dia 7 de setembro, cujo jogo será uma homenagem aos ex-jogadores Jakub Blaszczykowski e Lukasz Piszczek.
A dupla polonesa marcou época no Borussia Dortmund, tanto que foram bicampeões da Bundesliga e campeões da Copa da Alemanha enquanto Klopp era o técnico. Tanto Blaszczykowski, quanto Piszczek, penduraram as chuteiras.
Os jogadores já não estavam mais no BVB quando decidiram se aposentar, porém, a diretoria resolveu aproveitar a próxima Data Fifa para proporcionar uma partida de despedida no Signal Iduna Park.
💛🖤 Despedida com Klopp
— Doctor Tips ⚽🩺 (@DoctorTips_) August 21, 2024
O Dortmund organizará uma partida de despedida pro lateral Lukasz Piszczek e pro "faz-tudo" Kuba Blaszczykowski.
Adivinha quem será o técnico!?
Lendas do Borussia que fizeram a final da UCL em 2013, juntas de novo.pic.twitter.com/nq5DaFUxnf
Mais do que isso, o Borussia Dortmund expressou seu desejo de ter Jürgen Klopp de volta, mesmo que momentaneamente. O técnico alemão, por sua vez, ficou lisonjeado e topou o desafio.
Vale deixar claro que Nuri Şahin segue comandando os Aurinegros em 2024/25. Nesse momento, não existe nenhuma possibilidade de Klopp substituí-lo. O amistoso servirá apenas para a Muralha Amarela matar a saudade do(s) ídolo(s).
Jürgen Klopp, uma lenda do Borussia Dortmund (e do Liverpool)
Jürgen Klopp chegou ao Borussia Dortmund em 2008, após um grande trabalho no Mainz. Ninguém sabia ainda, mas o treinador se tornaria uma lenda na história do BVB.
Em sete anos, Klopp não só bateu de frente com o Bayern de Munique — dono de uma hegemonia no futebol alemão –, como também se tornou o técnico mais vitorioso do Borussia Dortmund ao lado de Ottmar HItzfeld.
Ao todo, Jürgen Klopp levantou cinco títulos. HItzfeld também foi pentacampeão com os Aurinegros, onde ergueu uma Champions League — em 1996/97 –, duas Bundesligas e duas Supercopas da Alemanha.
Títulos de Klopp pelo Borussia Dortmund
- Bundesliga: 2 (2010/11 e 2011/12)
- Supercopa da Alemanha: 2: (2013 e 2014)
- Copa da Alemanha: 1 (2011/12)
Em 2015, Klopp deixou o Borussia Dortmund para assumir o Liverpool, onde também se tornou ídolo. Em nove temporadas, o treinador alemão fez os Reds recuperarem o protagonismo sendo multicampeão.
Títulos de Klopp pelo Liverpool
- Champions League: 1 (2018-19)
- Supercopa da Uefa: 1 (2019)
- Mundial de Clubes: 1 (2019)
- Premier League: 1 (2019/20)
- Copa da Liga Inglesa: 2 (2021/22 e 2023/24)
- Copa da Inglaterra: 1 (2021/22)
- Supercopa da Inglaterra: 1 (2022)
Blaszczykowski e Piszczek
Deixando Jürgen Klopp um pouco de lado, Jakub Blaszczykowski e Lukasz Piszczek também são ícones do Borussia Dortmund. O meia ficou no BVB até 2016, encerrando a carreira no ano passado, no Wisla Cracóvia.
Já o lateral ficou no Borussia Dortmund até 2021, quando se transferiu para o Goczalkowice-Zdroj. Por lá, foi jogador e treinador em 2023/23. Agora, Blaszczykowski e Piszczek serão comandados uma última vez por Klopp nos Aurinegros.