Jogo na quarta divisão alemã tem público de mais de 30 mil pessoas

O grande momento que o futebol alemão vive se estende de diversas maneiras. A seleção coroou um bom trabalho de preparação com o título da Copa no ano passado, o Bayern de Munique se estabeleceu como uma das grandes potências há algum tempo e tem conseguido se manter assim, os públicos na Bundesliga são fantásticos, e até mesmo a quarta divisão usufrui da ascensão do futebol do país. Neste sábado, mais de 30 mil pessoas foram ao Estádio Tivoli acompanhar a partida entre Alemannia Aachen e Rot-Weiss Essen.
VEJA TAMBÉM: Enfim, uma vitória. Sinal de dias melhores para o Dortmund?
O que ajuda a explicar o sucesso de público, além de um estádio de boa capacidade e estrutura e serviços que atraem o torcedor, é o bom momento que vive o Alemannia. Se na temporada passada o time não passou da 13ª colocação, desta vez lidera a quarta divisão e tem se encaminhado bem para retornar à terceira divisão, que deixou em 2013. Sem falar que a partida valia a liderança do campeonato. Com a vitória por 1 a 0, o time tirou o Rot-Weiss Essen da liderança.
Tão destacável quanto o público que o Alemannia Aachen levou às arquibancadas foi a torcida do Rot-Weiss Essen. Cerca de cinco mil torcedores do clube, cuja maior glória foi o longínquo título da Copa da Alemanha de 1953 (conquistado sobre o Alemannia, aliás), viajaram mais de 126 quilômetros para apoiar o time.
Mais do que uma lição, esse jogo deixa o exemplo do que é possível quando há organização. O torcedor alemão não é significantemente mais fanático que o brasileiro. Dê-nos motivos – e condições – e podemos fazer igual ou até melhor. Enquanto esse dia não chega, nos resta admirar de longe.