Hummels dá ultimato para renovar contrato e estoura ‘guerra’ no Borussia Dortmund
Em fim de contrato, zagueiro coloca diretoria aurinegra contra parede e entra em rota de colisão com treinador

O clima no Borussia Dortmund está tenso após o vice-campeonato da Champions League. Segundo a Sky Sports, Mats Hummels e Edin Terzić não se aturam mais e entraram em rota de colisão nos bastidores do clube.
Ao longo das últimas semanas, a imprensa alemã noticia a iminente despedida de Hummels ao término de seu contrato com o Borussia — que vai até o dia 30 de junho. O motivo, porém, ainda era uma incógnita.
Dinheiro? Respirar novos ares em outro país? Afinal, o que motivaria o defensor a deixar o clube em que é idolatrado? Bom, agora a resposta para tal questionamento parece clara.
Hummels teria dado um ultimato a diretoria do Dortmund: “Ou Terzić sai, ou saio eu”.
Não é de hoje que a relação entre Hummels e Terzić está estremecida. Mas ela piorou e se tornou insustentável. Tão insustentável, que chegou ao ponto dos dois não terem mais condições de trabalharem juntos.
A posição do zagueiro é muito clara. Levando em conta sua trajetória no Borussia Dortmund e a relação com a torcida aurinegra, Hummels estaria disposto a renovar o vínculo por mais uma temporada — desde que Terzić deixe o comando da equipe.
O que fará a diretoria do Borussia?
Tudo indica que Hummels perderá essa queda de braço. Terzić tem contrato até junho de 2025 e em breve deve ser procurado pela direção do Borussia para tratar de sua renovação.
A campanha dos aurinegros na Bundesliga 2023/24 deixou a desejar, mas o desempenho da equipe na Champions League superou as expectativas da alta cúpula. Levar o clube à final da principal competição do futebol europeu ‘mexeu' com os diretores, que pensam em ampliar o vínculo do técnico.
O ‘fator Champions' aliado a forte ligação de Terzić com o Dortmund pesam a favor da continuidade do treinador. As conversas para renovação devem ser iniciadas na primeira metade da próxima temporada.

Torcedor fanático do Borussia Dortmund, Terzić chegou ao clube em 2018 para ser auxiliar de Lucien Favre, que ficou à frente da equipe até a metade da temporada de 2020/21.
O treinador suíço foi demitido após goleada acachapante por 5 a 1 para o Stuttgart, e o então auxiliar assumiu o comando do time. Campeão da Copa da Alemanha naquele ano, Terzić dirige os aurinegros desde então.
Números de Terzić à frente do Borussia Dortmund:
– 128 jogos
– 75 vitórias
– 24 empates
– 29 derrotas
– 267 gols marcados
– 153 gols sofridos
– 1 título
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Futuro de Hummels
Apesar da linda história no Borussia, Hummels, como citado, é o elo fraco desta guerra com Terzić. Caso realmente deixe o clube aurinegro, o zagueiro de 35 anos não pretende se aventurar em mercados alternativos, como MLS e Arábia Saudita.
A ideia de Hummels, de acordo com a imprensa alemã, é continuar no futebol europeu. O Milan e outras equipes da Itália demonstraram interesse e monitoram a situação do defensor.

Revelado nas categorias de base do Bayern de Munique, Hummels foi ‘descartado' pelos bávaros no início de sua carreira e defendeu o Borussia de 2008 a 2016.
Após se destacar com a camisa aurinegra, sendo bicampeão da Bundesliga, Copa da Alemanha e Supercopa da Alemanha, o zagueiro acabou repatriado pelo Bayern e maio de 2016.
Em junho de 2019, ele deixou o Gigante da Baviera e acertou sua volta a Dortmund.