Copa da Alemanha

Como time da 3ª divisão usou malandragem para eliminar Leverkusen de Xabi Alonso e ir à final

Em busca do bi da Copa da Alemanha, clube de técnico espanhol foi eliminado pelo Arminia Bielefeld na semifinal de maneira traumática

Atual campeão da Copa da Alemanha, o Bayer Leverkusen perdeu a chance de conquistar o bicampeonato após ser eliminado na semifinal pelo Arminia Bielefeld, da 3ª divisão do país. E a malandragem foi fator fundamental para destruir a tática de Xabi Alonso.

Após a derrota por 2 a 1 na última terça-feira (1), o CEO do Leverkusen, Fernando Carro, cobrou uma punição a DFB (Federação Alemã de Futebol) ao Arminia, que não irrigou o gramado da SchucoArena momentos antes de a bola rolar:

— Fiquei incomodado antes do jogo porque o campo não tinha sido molhado. […] Essa é uma questão de regulamento. A DFB deveria impor uma penalidade. Isso não funciona, não é aceitável!

Por que campo seco prejudicou Bayer Leverkusen?

Bayer Leverkusen molha o gramado de seu estádio antes do pontapé inicial Foto: (Imago)
Bayer Leverkusen molha o gramado de seu estádio antes do pontapé inicial Foto: (Imago)

Desde que chegou ao Bayer Leverkusen, em outubro de 2022, Xabi Alonso implementou sua filosofia de jogo baseada em toques rápidos para chegar ao ataque. Essa identidade só é melhor aproveitada quando o gramado é molhado, permitindo mais velocidade à bola em seus movimentos.

Portanto, o Bayer tem o costume de irrigar seu campo na BayArena pouco antes do apito inicial. Já na semifinal da Copa da Alemanha, o Arminia Bielefeld escolheu manter o gramado seco e gasto para não fortalecer um rival sabidamente mais forte em superfície molhada.

A consequência para a equipe do treinador espanhol foi não atuar em seu melhor nível na SchucoArena, equilibrando a decisão — apesar da diferença entre um clube de Bundesliga e outro de 3.Liga.

O Bayer Leverkusen até saiu à frente no placar, com Jonathan Tah. Contudo, Marius Worl e Maximilian Grosser viraram a partida ainda antes do intervalo, e o Bielefeld suportou a (tímida) pressão de Alonso e companhia para chegar à final inédita da Copa da Alemanha.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Arminia Bielefeld se defende

Arminia Bielefeld comemora classificação à final da Copa da Alemanha Foto: (Imago)
Arminia Bielefeld comemora classificação à final da Copa da Alemanha Foto: (Imago)

Enquanto o Leverkusen cobra uma postura mais rígida da federação, o Arminia Bielefeld deixou claro que não fez nada ilegal. Perguntado sobre o campo seco pelos jornalistas na zona mista, o diretor esportivo Michael Mutzel explicou que essa é uma tradição desde o início da temporada:

— Conversamos com o árbitro sobre isso antes do jogo. Se o campo foi irrigado de manhã, então não precisa ser molhado novamente (antes da partida). Irrigar no dia é o suficiente.

— Não fazemos isso (irrigar o gramado antes do pontapé inicial) para as nossas partidas da liga. Então, por que deveríamos fazer isso hoje? Estaríamos em desvantagem se molhássemos o campo.

O técnico do Arminia, Michel Kniat, reforçou o discurso do dirigente em sua coletiva. O comandante de 39 anos, que nunca dirigiu uma equipe acima da terceira divisão alemã, ainda apontou um suposto favorecimento ao Bayer Leverkusen na Copa da Alemanha.

Kniat declarou que “gostaria de ter tido um dia a mais de folga”, fazendo referência ao Bayer, que teve 24 horas a mais de descanso em relação ao Arminia Bielefeld antes da semifinal.

Regulamento da Copa da Alemanha permite artimanha

Taça da Copa da Alemanha Foto: (Imago)
Arminia pode levantar sua primeira taça da Copa da Alemanha Foto: (Imago)

Segundo o site”The Athletic”, o regulamento diz que “um campo usado para jogos da Copa da Alemanha precisa ser irrigado no dia da partida”, mas não especifica quando isso deve acontecer.

Logo, o Bielefeld agiu dentro das regras da Federação Alemã de Futebol ao molhar o gramado na manhã da terça-feira (2). Com 120 anos de história, a equipe da terceira divisão agora tem a chance de conquistar sua primeira taça de elite.

Os maiores títulos já conquistados pelo Arminia Bielefeld são o tetra da Bundesliga 2 (o último em 2019/20) e o bi da Copa da Alemanha Ocidental (1966 e 1974). À época, apenas times fora da primeira divisão podiam disputar o torneio.

No caminho até a decisão desta edição da Copa da Alemanha, o Arminia passou por outras três equipes da Bundesliga: Werder Bremen, Freiburg e Union Berlin. A final será realizada no dia 24 de maio, sendo que o oponente sai da semi entre Stuttgart x RB Leipzig.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo