Bundesliga

O Bayern procurou bastante um novo goleiro e confiou no potencial de Peretz

Daniel Peretz chega credenciado pelo trabalho na seleção sub-21 de Israel, mas não era o nome prioritário dos bávaros

O Bayern de Munique tinha uma grande urgência nesta reta final de janela de transferências, que era garantir a contratação de um novo goleiro. Yann Sommer optou por aceitar a proposta da Internazionale e o setor ficou desguarnecido, sobretudo diante da notícia de que a recuperação de Manuel Neuer após sofrer uma fratura na virada do ano levaria mais tempo. Sven Ulreich é um histórico quebra-galhos dos bávaros, mas o interesse por uma nova opção mais qualificada para o setor era óbvio. Alguns medalhões foram sondados pelo Bayern ao longo das últimas semanas, mas quem chega é um novato: Daniel Peretz, de 23 anos. O goleiro vem do Maccabi Tel Aviv por €5 milhões, respaldado por seu sucesso nas seleções de base de Israel.

Peretz assinou contrato com o Bayern de Munique por cinco anos. Um facilitador em sua chegada é que o arqueiro possui passaporte alemão, por conta de seus ancestrais. O israelense se soma com condições de assumir a titularidade enquanto Neuer não volta, poderá ser um reserva sem muitas reclamações no banco e ainda se aponta como um possível sucessor do veterano. É uma aposta válida para esse momento de necessidade dos bávaros. A diretoria ficou com opções limitadas, numa janela de transferências que vem sendo bastante movimentada para os goleiros.

A busca do Bayern por outro goleiro

A saída de Sommer é consequência da venda de André Onana para o Manchester United. O suíço preferiu substituir o camaronês e ser titular da Inter, em vez de ficar como estepe no Bayern. Os italianos pagaram sua multa rescisória e não deram muitas alternativas aos bávaros. Com as dificuldades na recuperação de Neuer, o clube sondou algumas figuras de relevo que pareciam disponíveis no mercado. Bono preferiu ganhar uma fortuna no Al-Hilal e Kepa Arrizabalaga fechou com o Real Madrid, para onde quase tinha ido nos tempos de Athletic Bilbao. David de Gea estava sem contrato e inclusive se ofereceu aos alemães, mas não desfrutava da confiança de Thomas Tuchel.

O Bayern também observou goleiros com menos badalação. David Raya estava bem cotado no Brentford e preferiu seguir na Inglaterra, com a mudança para o Arsenal. Uma alternativa era o ótimo Stefan Ortega Moreno, que namorou com os bávaros quando ainda estava no Arminia Bielefeld, mas optou por seguir no Manchester City como reserva. Também existiram conversas com o Ajax por Gerónimo Rulli, que lesionou o ombro e deixou de ser opção. Outra alternativa ao alcance do Bayern dentro do próprio clube seria Alexander Nübel, mas a antiga promessa do Schalke já parece fora dos planos e tinha sido emprestado ao Stuttgart nesta temporada, após passar os dois últimos anos no Monaco.

Se não teria um substituto experiente para Neuer, o que em partes é o que Ulreich oferece, o Bayern optou por investir em alguma jovem promessa. E que não custasse tão caro assim, vindo de um mercado alternativo. É isso que Daniel Peretz representa. O arqueiro possui uma boa rodagem para a sua idade, inclusive em competições europeias. Além disso, é visto como um potencial titular da seleção de Israel no futuro. Poderá pelo menos tentar a sorte na Baviera e fazer seu nome – no próprio clube ou em algum outro destino que aproveite sua visibilidade.

Histórico nas seleções de base

Nascido numa família de futebolistas, Peretz se formou nas categorias de base do Maccabi Tel Aviv desde os seis anos de idade. O goleiro saiu brevemente em 2019/20 e ganhou as primeiras chances como profissional durante um empréstimo, cedido ao Beitar Tel Aviv na segunda divisão. Já sua afirmação como titular na meta do Maccabi aconteceu em 2021/22, ganhando a posição do brasileiro Daniel Tenenbaum. O jovem se destacou nas duas últimas edições do Campeonato Israelense, com 71 partidas disputadas e 29 compromissos sem ser vazado. Não chegou a conquistar o título da liga nacional, mas ganhou a chance de disputar a Conference League nas últimas três temporadas. Jogou inclusive cinco partidas na atual edição.

A fama de Peretz também se dá pela rodagem nas seleções de base. O goleiro frequenta as convocações de Israel desde o sub-17. Seu principal momento aconteceu no último Campeonato Europeu Sub-21. O jovem fechou o gol na fase de grupos contra a Alemanha, ao defender dois pênaltis na mesma partida. Também se agigantou nas quartas de final, de novo herói nos penais contra a anfitriã Geórgia. Porém, estava suspenso nas semifinais e acabou se tornando uma ausência sentida na derrota por 3 a 0 contra a Inglaterra. De qualquer maneira, contribuiu para a classificação dos israelenses aos Jogos Olímpicos.

A ascensão garantiu espaço para Peretz na seleção principal de Israel desde 2021. O goleiro é nome frequente nas convocações, embora reserva. Disputou apenas uma partida como titular, em amistoso contra o Chipre no final de 2022. O titular nas últimas aparições é Omri Glazer, valorizado no atual mercado de transferências após ser vendido pelo Hapoel Be'er Sheva para o Estrela Vermelha. Contudo, a chegada ao Bayern e o potencial respaldam mais Peretz.

Peretz inaugura a história de Israel no Bayern

Daniel Peretz será o primeiro jogador israelense da história do Bayern de Munique. É um negócio simbólico, considerando o passado do clube ligado à comunidade judaica na Baviera. Apenas dez jogadores nascidos em Israel atuaram na elite alemã desde 1963. Um dos destaques na seleção que disputou a Copa de 1970, Shmuel Rosenthal foi o pioneiro. Atuou pelo poderoso Borussia Mönchengladbach na temporada 1972/73 e se transformou no primeiro israelense em uma liga profissional da Europa. O único a passar dos 100 jogos foi o volante Almog Cohen, que vestiu as camisas de Nuremberg e Ingolstadt na década passada. Já o maior artilheiro também é o nome mais recente: Munas Dabbur, que teve bons momentos no Hoffenheim, mas saiu para o Shabab Al-Ahli nesta janela de transferências.

O Bayern de Munique totaliza cinco reforços na atual janela de transferências. A maior parte dos €155 milhões investidos foram destinados a comprar Harry Kane do Tottenham e Kim Min-jae do Napoli, dois titulares na abertura da Bundesliga. Os bávaros também trouxeram Konrad Laimer e Raphaël Guerreiro, ao término de seus contratos com RB Leipzig e Borussia Dortmund, respectivamente. Peretz fecha o grupo de goleiros, que também conta com o jovem Tom Hülsmann, além de Neuer e Ulreich.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo