Neuer acabou com o mistério: ele não estará disponível para a seleção – pelo menos por enquanto
Neuer não foi vazado em dois dos últimos três jogos que disputou na temporada; em entrevista, falou que está fora da seleção da Alemanha -- ao menos por enquanto
Manuel Neuer é considerado um dos maiores goleiros da história do futebol alemão e por que não da história recente do esporte bretão mundial. Campeão da Copa do Mundo com a Alemanha em 2014, o arqueiro passou por um problema sério de lesão que o tirou de praticamente de todos os jogos do Bayern de Munique na temporada. O goleiro retornou na goleada sobre o Darmstadt pelo placar de 8 x 0 na Bundesliga, esteve em campo na derrota e eliminação da equipe na Copa da Alemanha para o Saarbrücken, por 2 x 1 e mais uma vez fechou o gol na grande vitória do Bayern, por 4 x 0 no clássico diante do Borussia Dortmund.
Por conta do desempenho de Neuer, que mesmo após um longo período afastado se manteve em alto nível, alguns rumores surgiram de que o arqueiro seria convocado para defender a Nationalelf nos confrontos do dia 18 de novembro, diante de Turquia, em Berlim e no dia 21 frente a seleção da Áustria, em Viena. Entretanto, em entrevista concedida pelo próprio jogador nesta terça-feira (7) no pré-jogo envolvendo o Bayern de Munique e o Galatasaray pela Champions League, o atleta confirmou que estará fora da convocação para estes dois confrontos, que servem como preparação para a próxima Euro, que será disputada na própria Alemanha.
Neuer e o atual técnico da Nationalelf, Julian Nagelsmann, são muito amigos, desde a época em que o treinador era o comandante do Bayern de Munique e estão em constante contato para saber sobre a condição física do goleiro. Além da questão clínica, Neuer revelou que precisa de tempo para se preparar ao máximo e voltar a vestir a camisa da Alemanha em pleno estado técnico.
“É claro que estamos em comunicação há muito tempo, Julian e eu, e também com Andreas Kronenberg, treinador de goleiros. Também conversamos depois do jogo com o Dortmund. O fato é que não viajarei para a seleção nacional, ainda preciso de tempo para mim. Claro que há também razões médicas para isso. É muito cedo agora, porque temos muitos jogos pela frente. Ainda há muito o que fazer antes do Natal”, afirmou Neuer.
Neuer quer usar “tempo livre” para voltar à seleção em grande estilo
Conhecido pela sua incrível capacidade técnica, Neuer vai aproveitar o tempo livre da seleção para elevar seu nível mental e se concentrar em voltar melhor do que antes de sua lesão. Até o final de 2023, a palavra de ordem para o goleiro é foco e muito treinamento para que em 2024, no ano da Eurocopa da Alemanha, o jogador esteja no ápice de sua capacidade técnica e física para quem sabe, ajudar sua seleção a conquistar o título europeu, que não vem desde 1996.
Neuer ainda afirmou que está feliz que a próxima Euro será disputada na Alemanha e afirma que este é mais um motivo para se preparar ao máximo para fazer um grande final de ano em 2023 e chegar em seu pleno condicionamento técnico e físico para conquistar o título da competição ao futebol alemão.
Alemanha vai em busca de quebrar tabu em 2024
Desde que foi campeã da Euro em 1996, batendo a República Tcheca na decisão por 2 x 1, no Estádio de Wembley, na Inglaterra, a Alemanha chegou perto, mas não conseguiu mais levantar o caneco de campeã europeia. Nas últimas quatro edições, a Nationalelf foi vice-campeã em 2008, perdendo a decisão para a Espanha, parou na semifinal em 2012 para a Itália e em 2016 para a França, e na última edição, foi eliminada ainda nas oitavas de final para a Inglaterra.
Portanto, a seleção da Alemanha encara a Euro do próximo ano, em casa, como um objetivo principal a ser alcançado para fazer o time voltar ao rumo das vitórias dentro do cenário internacional e também para apagar um pouco a imagem de decepção que pairou sob o grupo após as eliminações na primeira fase das Copa do Mundo da Rússia, em 2018 e 2022, no Catar.