Bayern mantém freguesia do Dortmund com hat-trick de Kane, novo artilheiro da Bundesliga
Atacante inglês crava três em nova vitória do Bayern de Munique no "Der Klassiker"
Em pleno Signal Iduna Park, o Bayern de Munique não precisou de muito para vencer o “Der Klassiker” contra o Borussia Dortmund por 4 x 0 neste sábado (4). Com oito minutos do primeiro tempo, Harry Kane e Dayot Upamecano já haviam cravado. O atacante inglês voltou a marcar duas vezes etapa final, garantiu o segundo hat-trick consecutivo na Bundesliga e chegou aos 15 gols, superando Serhou Guirassy na artilharia da competição, batendo o recorde de tentos em 10 rodadas do Campeonato Alemão.
A vitória dos Bávaros foi a 10ª nos últimos 11 clássicos, além de um empate. Os Aurinegros não vencem um duelo contra os rivais há mais de quatro anos, em agosto de 2019, quando ganhou por 2 x 0 em casa.
O Bayern é o vice-líder da Bundesliga, dois pontos atrás do Bayer Leverkusen, que tem 28 e venceu na rodada. Já o Dortmund se vê longe da briga, com 21.
Bayern faz dois em oito minutos, e Dortmund sofre para criar
Nos aspectos táticos, os times jogavam de forma parecida, ambos em um 4-2-3-1. O Borussia liberava o lateral-esquerdo Julian Ryerson para dar amplitude e liberdade para Donyell Malen flutuar para dentro, deixando a saída de bola entre os zagueiros Matt Hummels e Nico Schlotterbeck, além do lateral-direito Marius Wolf. Os volantes Marcel Sabitzer e Salih Ozcan baixavam para facilitar a transição. Da mesma forma era o que Bayern, saindo da defesa com muitos jogadores apoiando.
Dominando levemente a posse, o Bayern precisou de três minutos para mostrar quem manda na Alemanha. Escanteio na direita, Leroy Sané cobrou de canhota na pequena área e o zagueiro Dayot Upamecano cabeceou para o fundo das redes. O segundo quase veio na sequência. Jamal Musiala costurou a defesa do Dortmund e viu Kingsley Coman sozinho na direita. O francês ciscou e acabou finalizando por cima do gol.
A blitz do time da Baviera seguiu e se aproveitou do espaço cedido pelo Borussia. Sané armou contra-ataque com um lindo toque de letra, acelerou e recebeu de volta de Leon Goretzka. Dentro da área, o atacante alemão cruzou rasteiro para Harry Kane, que completamente sozinho na pequena área cravou o 13º gol em 10 jogos na Bundesliga.
Was für ein perfekter Start im Signal Iduna Park!
— FC Bayern München (@FCBayern) November 4, 2023
Über die Stationen @leongoretzka_ und @leroy_sane tragen wir einen schnellen Konter vor, letzterer bringt eine Hereingabe von links zielgenau und flach auf @HKane, der nur noch einschieben muss! 🥳
♦ 9' | # BVBFCB | 0-2 ♦ pic.twitter.com/ZhZ7OdlOIa
Com dois gols de desvantagem, o time mandante precisava atacar mais e para isso reteve a bola nos minutos seguintes. Porém, era lento, pouco efetivo, e não criava nada de interessante. O Bayern, por outro lado, buscava a velocidade e aproveitava o tremendo espaço adversário. Sané, autor das duas assistências, era um dos destaques aparecendo pela esquerda, driblando e tendo liberdade para apoiar outros setores do campo.
Eram mais de 30 minutos, e o time aurinegro não havia incomodado Manuel Neuer. Enquanto isso, os visitantes balançavam a trave de Gregor Kobel em chute de Kane – depois, paralisado por impedimento. Aos 35, quase Goretzka fez história ao receber lançamento de Coman, dominar no peito e arriscar de bicicleta. A bola passou perto e o goleiro do Dortmund não chegaria nela. No bombardeio a meta adversário, o camisa oito do clube de Munique ganhou nova chance em cruzamento, mas cabeceou em cima da marcação.
A melhor chance dos donos do Signal Iduna Park só veio no último minuto acrescido pelo árbitro. Marcel Sabitzer aproveitou erro de Davies, deu para Niclas Füllkrug, que abriu o jogo com Julian Brandt. O alemão cruzou rasteiro, Marco Reus furou e Malen chutou por cima do gol, com Neuer já batido na jogada.
Borussia melhora, mas efetividade de Kane faz a diferença
No intervalo, o técnico Edin Terzic, dois gols atrás no placar, colocou o zagueiro Niklas Sule e tirou o lateral Wolf. Basicamente nada mudou na estrutura do time aurinegro, visto que o ala direito já atuava praticamente como um terceiro zagueiro na saída de bola.
Parece que os 15 minutos de intervalo não foram aproveitados pelo Dortmund, que voltou ainda pior. Com segundos, Kane saiu da referência do ataque e deixou Musiala de frente para Kobel, que fechou o ângulo e impediu o terceiro. No escanteio, a primeira tentativa parou na marcação e a segunda foi isolada por Noussair Mazraoui. O Bayern conseguiu o gol aos dois minutos com Musiala de cobertura, mas no início do lance Kane estava impedido.
Após as chances empilhadas pelo time de Munique, o Borussia retomou o controle do jogo e começou a rondar a área do adversário, mostrando que finalmente acordou na partida. Lançamento da defesa para o atque teve lindo domínio de Reus, tabela com Füllkrug e bela finalização, que parou em gigante defesa de Neuer. A resposta do visitante foi imediata: contra-ataque chegou em Musiala, que após drible deu para Sané obrigar nova defesa de Kobel.
55' Schwarzgelb geht mehr Risiko, das Stadion ist da. Dranbleiben!#BVBFCB 0:2 pic.twitter.com/D9MKhTwD5v
— Borussia Dortmund (@BVB) November 4, 2023
Os dois clubes mudaram na sequência. Enquanto no Dortmund entraram o atacante Karim Adeyemi (na vaga de Malen) e o meio-campista Felix Nmecha (Ozcan), do lado vermelho, Upamecano saiu para entrada de Aleksandar Pavlović.
O jogo seguia com o mesmo roteiro: o Borussia Dortmund pressionava, atrapalhava a saída do adversário e tentava monopolizar a posse, já o Bayern de Munique queria verticalizar o jogo da maneira mais rápida possível. E era extremamente efetivo nisso. De novo, Jamal Musiala teve em seus pés ótima chance ao bater cruzado e Kobel defender mais uma.
Saindo do banco, Youssoufa Moukoko entrou bem no clube aurinegro ao fazer jogada individual e servir Nmecha para perigosa finalização desviada, que pegou na rede pelo lado de fora. Mas a efetividade não era o forte dos donos da casa, ao contrário do time de Tomás Tuchel, que teve outro gol de Musiala anulado por impedido, o segundo no dia.
Enfim, aos 26 minutos da etapa final, o gol do Bayern valeu, aproveitando os gigantes espaços cedidos pelo Dormund. Coman tabelou com Musiala e saiu sozinho na ponta direita. O francês cruzou rasteiro para Kane dominar e tirar facilmente de Kobel. No momento, as estatísticas apontavam 73% de posse para o Dortmund no segundo tempo, mas o Bayern, com apenas 27% do tempo com a bola, tinha cinco finalizações certas contra duas do adversário.
O Borussia até colocou outro atacante, Sébastian Haller, mas não tornou o time mais efetivo nos ataques. Moukoko teve gigante chance nos pés quando recebeu de Ryerson na área, sozinho, e bateu torto, errado.
Ainda teve tempo para Kane cravar o terceiro dele no dia, para superar Guissary. Erro na saída de bola do Dortmund, Pavlovic deixou o inglês na cara do gol, onde é mortal e Kobel não conseguiu impedir o inevitável quarto gol.