O irresistível Leverkusen não se abalou com recuperação do Hoffenheim e venceu mais uma
Com 28 pontos em 30 possíveis, o time de Xabi Alonso tem o segundo melhor começo da história da Bundesliga a esta altura
Alejandro Grimaldo continua voando, e o Bayer Leverkusen não se abalou com uma reação relâmpago do Hoffenheim neste sábado para vencer pela nona vez em dez rodadas e chegar ao segundo melhor início de temporada da história da Bundesliga. O Hoffenheim chegou a buscar o empate após estar perdendo por dois gols de diferença, mas perdeu por 3 a 2 se tornou mais uma vítima dos homens de Xabi Alonso.
Segundo dados da empresa de estatística Opta, os 28 pontos somados pelo Bayer Leverkusen nas dez primeiras rodadas da Bundesliga perdem apenas para a arrancada do Bayern de Munique em 2015/16, que conseguiu manter 100% de aproveitamento na última campanha sob o comando de Pep Guardiola.
28 – Bayer 04 Leverkusen have picked up 28 points from their first 10 Bundesliga games this season, the second-best start to a Bundesliga season ever and bettered only by FC Bayern (30 points in 2015-16). LeagueLeader. #TSGB04 pic.twitter.com/19G1QASeSt
— OptaFranz (@OptaFranz) November 4, 2023
Reforço de luxo
O lateral esquerdo espanhol, Alejandro Grimaldo, 28 anos, é forte candidato a ser o melhor reforço da temporada. Chegou ao Bayer Leverkusen sem taxa de transferência após fazer mais de 300 jogos com a camisa do Benfica e está voando. Depois de Florian Wirtz abrir o placar, em uma bonita combinação com Edmond Tapsoba, Grimaldo recebeu a cobrança de escanteio ensaiada de Jonas Hofmann na entrada da área e ampliou para 2 a 0 com um chute pelo alto.
O Leverkusen chegou ao intervalo com uma vantagem significativa e que foi dizimada em um intervalo de apenas três minutos. E com erros. Aos 11 da etapa final, a pressão do Hoffenheim funcionou. O goleiro Lukás Hrádecky, fora da área, errou o passe. Anton Stach interceptou na altura do meio-campo e, alguns passos à frente, da intermediária, mandou pro cobertura para descontar com um golaço. Logo em seguida, Xhaka tentou um toque de primeira, mas Maximilian Beier bloqueou antes de bater de média distância. A bola pegou na trave, e Weghorst empatou.
Seria até compreensível se o Bayer Leverkusen vacilasse depois de ver a partida mudar de cara tão rapidamente. Mas, em fase iluminada, o terceiro gol não demorou para sair. Aos 25 minutos, Boniface errou feio uma cabeçada na cara do gol, mas manteve o controle da bola. Segurou por vários segundos, e até a deixou escapar uma vez, antes de conseguir o passe à entrada da área. Grimaldo dominou e, com consciência, mandou no ângulo de Oliver Baumann.
O lateral esquerdo chegou a cinco gols em dez partidas pela Bundesliga e sete por todas as competições. Ele também contribuiu com três assistências na liga alemã e mais uma pela Copa da Alemanha.