Bundesliga

Lewandowski após bater recorde de Gerd Müller: “Eu nem ousava sonhar com isso”

Com 41 gols em uma mesma temporada na Bundesliga, Lewandowski superou a marca de 40 gols de Gerd Müller de 1972/73 e mostrou humildade sobre o feito

Robert Lewandowski conseguiu o feito que de alcançar a marca que parecia inalcançável. O polonês chegou a 41 gols em uma mesma temporada da Bundesliga ao marcar na goleada por 5 a 2 sobre o Augsburg. Com isso, superou a marca anterior, do lendário Gerd Müller, que tinha marcado 40 gols na temporada 1971/72. Ao comentar o feito, ele mostrou um enorme respeito pela história do ídolo do passado.

“Eu ainda nem consigo avaliar a importância desse recorde para a minha vida. Mesmo no momento com os 40 gols foi algo especial. Era simplesmente inimaginável para mim que eu poderia chegar a essa marca”, disse Lewandowski à revista Kicker. “Eu nem ousava sonhar que eu poderia marcar tantos gols em uma só temporada”.

“Eu sei que Gerd Müller realizou um feito histórico e eu tenho o mais alto respeito por ele. Ele estabeleceu esta marca em 1971/72. Era um mundo diferente, um futebol diferente, uma geração diferente. Depois de quase 50 anos, nós e o Bayern agora criamos algo novo e fizemos história”, afirmou Lewa.

“Eu não olho apenas para mim mesmo e fico nisso. Os problemas das outras pessoas são meus problemas também. Se você só olhar para si mesmo, a vida é fácil”, declarou ainda o jogador. “Não há grande diferença entre quem eu era antes e quem sou agora. Não importa quem você se tornou e quem você é agora. A coisa mais importante é sempre saber de onde você veio e eu nunca esqueci de onde eu vim”.

Lewandowski poderá buscar um novo recorde de Gerd Müller na próxima temporada: o de jogador mais vezes a conquistar a artilharia da Bundesliga. Müller foi artilheiro sete vezes entre 1967 e 1978. Nesta temporada, Lewandowski recebeu o prêmio pela sexta vez. Lewandowski foi artilheiro da Bundesliga pela quarta temporada seguida, o que também é um recorde. Gerd Müller conseguiu ser artilheiro três temporadas seguidas, em 1971/72, 1972/73 e 1973/74. Desde 2014, apenas Alexander Meier, do Eintracht Frankfurt, em 2015, e Pierre-Emerick Aubameyang, em 2017, conseguiram desbancar o polonês como artilheiro da Bundesliga.

Os dois jogadores mais próximos de Lewandowski na tabela de artilheiros da Bundesliga na temporada ainda estavam longe. André Silva, do Eintracht Frankfurt, marcou 28 gols. Erling Haaland, do Borussia Dortmund, fez 27. Essas marcas seriam o suficiente para serem artilheiros em metade das temporadas da história da Bundesliga. Não quando Robert Lewandowski faz uma temporada histórica, porém.

Aos 32 anos, Lewandowski atinge um nível espetacular na carreira. Vencedor do prêmio Fifa The Best em 2020, o polonês se consolida na história do Bayern e da Bundesliga. Vai para a Eurocopa pela Polônia para continuar fazendo história. Ele é o capitão da seleção polonesa.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

AdBlocl? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!