Dortmund pediu tanto que levou empate do Heidenheim, que faz história na Bundesliga
Recém-promovido, Heidenheim conquistou primeiro ponto na Bundesliga contra um Dortmund extremamente preguiçoso na segunda etapa
Dois a zero com 15 minutos de jogo, amplo domínio do jogo… Parecia que o Borussia Dortmund finalmente teria um jogo tranquilo nesta temporada da Bundesliga. Mas tudo mudou no segundo tempo e o valente Heidenheim fez história ao sair do Signal Iduna Park com um empate por 2 a 2 nesta sexta-feira (1º), na abertuda da terceira rodada do Campeonato Alemão.
Tudo começou bem para o Dortmund…
Diferentemente das duas primeiras rodadas, quando teve problemas para chegar ao gol adversário, o Dortmund parecia um time adversário tentando explorar o recém-promovido Heidenheim, que ainda não tinha conquistado pontos nesta temporada da Bundesliga.
Com Julian Brandt centralizado ao invés de aberto pela esquerda como nos dois primeiros jogos, e Karim Adeyemi fazendo companhia a Donyell Malen e Sebastian Haller no ataque, o time pareceu bem mais fluído do que nos confrontos contra Colônia e Bochum já desde o início da partida. E não demorou para que as mudanças fizessem efeito.
O Dortmund abriu o placar logo aos 7 minutos através do brilho individual de Brandt, que aproveitou sobra de bola na área e bateu de primeira no ângulo do goleiro Kevin Muller. Não demorou muito para os aurinegros aumentassem a vantagem em um pênalti cobrado por Emre Can após a bola bater na mão de um jogador do Heidenheim.
A equipe da casa continuou no controle do primeiro tempo e poderia até ter saído com um placar maior. Muller apareceu ao resgate do Heidenheim e não deixou que os aurinegros pudessem ampliar a vantagem.
… até que tudo ruiu no segundo tempo
Se o início de primeiro tempo do Dortmund foi enérgico, não dá para dizer que a equipe repetiu isso em nenhum momento da etapa complementar. Por mais que ficasse com a bola, quem levava mais perigo nas investidas era o Heidenheim.
Não demorou para que o atual campeão da 2.Bundesliga aproveitasse a letargidade do Dortmund para fazer seu primeiro gol na primeira divisão. Após um bom ataque do Heidenheim pelo lado esquerdo, a defesa aurinegra foi extremamente casual no corte e a bola chegou até Eren Dinkçi, que estava completamente sozinho e teve tempo para dominar e bater forte para diminuir o prejuízo.
Sem medo de atacar no segundo tempo, o Heidenheim foi recompensado em mais uma desatenção do Dortmund. Haller foi extremamente casual com a bola na área após cobrança de falta e acabou cometendo pênalti. O VAR inicialmente marcou impedimento no lance, mas convidou o árbitro Tobias Reichel a ver a disputa e ele interpretou que o marfinense iniciou uma nova jogada antes de derrubar o adversário. Tim Kleindienst cobrou a penalidade e empatou o jogo.
O ponto contra o Dortmund e a Muralha Amarela poderia parecer incrivelmente satisfatório para uma equipe que faz sua estreia na Bundesliga, mas o Heidenheim teve chances no contra-ataque para até virar a partida. No entanto, a falta de calma nas situações impediu a conquista dos três pontos.
Dortmund: 2023/24 começa como terminou 2022/23
Se na última temporada, o Dortmund deixou a Bundesliga escapar na última partida, o atual temporada começa basicamente como 2022/23 terminou: com tropeços inexplicáveis impedindo que o time possa bater a sequência de dez títulos seguidos do Bayern de Munique.
Na primeira rodada, o Dortmund recebeu o Colônia em casa, teve 67% de posse de bola e conseguiu dar apenas dois chutes ao gol. Um deles veio quando faltavam apenas dois minutos para o fim do tempo regulamentar, com Donyell Malen finalmente tirando o zero do placar e dando alívio aos torcedores presentes.
A segunda partida foi contra o Bochum fora de casa. Novamente o Dortmund teve mais posse de bola e trocou mais passes, mas dessa vez o tropeço veio. Malen apareceu de novo para salvar um ponto após Stoger abrir o placar para os mandantes.
A situação de Dortmund e Heidenheim no campeonato
Com o empate, o Dortmund fica na sexta posição da Bundesliga, com cinco pontos em três jogos, mas podendo ser ultrapassado por quatro clubes diferentes no restante da rodada.
Já o Heidenheim conquista seu primeiro ponto nesta edição da Bundesliga, ficando na 13ª colocação.