O Dortmund suou sangue contra o Colônia e só ganhou no apagar das luzes
O Colônia era melhor dentro do Signal Iduna Park e criou mais chances, mas Donyell Malen salvou com um gol aos 43 do segundo tempo
O Borussia Dortmund abriu a Bundesliga com vitória, para alívio da torcida no Signal Iduna Park. Contudo, não é o placar de 1 a 0 sobre o Colônia que livra os aurinegros das preocupações, especialmente depois do final de temporada traumático em 2022/23. O BVB sofreu muito para fazer o resultado dentro de casa contra os Bodes. Os visitantes foram até mais perigosos ao longo da partida, com boas defesas do goleiro Gregor Kobel e uma bola na trave. A definição do resultado para o BVB só aconteceu aos 43 do segundo tempo. Donyell Malen tirou os anfitriões do sufoco e pelo menos deu uma alegria neste novo momento.
O Borussia Dortmund estreou na Bundesliga com dois novatos: Ramy Bensebaini ocupava a lateral esquerda e Marcel Sabitzer entrava no meio. O quarteto ofensivo tinha Donyell Malen, Marco Reus e Julian Brandt no apoio a Sebastien Haller. Já o Colônia trazia seus destaques, em especial no setor ofensivo. Luca Waldschmidt, Florian Kainz e Rasmus Carstensen alimentavam o centroavante Davie Selke.
Como foi o jogo
O primeiro tempo teve um domínio estéril do Borussia Dortmund. A equipe chegou a acumular 70% de posse de bola, mas com dificuldades para romper a defesa do Colônia. Os aurinegros não tinham a devida velocidade na hora de concluir seus lances ofensivos. Quase o Colônia puniu os anfitriões aos 17 minutos. Selke finalizou a jogada rápida, mas a batida desviou em Süle e parou no travessão. Os Bodes eram mais lúcidos em suas ações. Diante da falta de brechas ao Dortmund, o goleiro Marvin Schwäbe só fez sua primeira defesa aos 30 minutos, num chute cruzado de Julian Brandt. A pressão dos anfitriões se tornou maior na reta final do primeiro tempo, mas sem pontaria.
O Colônia voltou melhor para o segundo tempo, mesmo perdendo Selke por lesão. Kainz seria o primeiro a ameaçar, enquanto o substituto Sargis Adamyan ficou a um triz do primeiro gol, mas parou numa defesaça de Kobel. A bola pipocou na área, sem que ninguém aproveitasse. Do outro lado, Reus finalmente deu uma resposta para o Dortmund, mas Schwäbe também se agigantou para salvar os Bodes. As primeiras mudanças no BVB aconteceram aos 14, com as entradas de Youssoufa Moukouko e Felix Nmecha. Mats Hummels também teve uma boa chance na área, mas sem aproveitar a bola que chegava limpa.
Certo nervosismo parecia afetar o Dortmund. O Colônia se defendia bem e ficava à espreita. De novo, os Bodes rondaram o gol por volta dos 30 minutos. Dejan Ljubicic foi o primeiro a assustar. Depois, Adamyan cabeceou para Kobel pegar de novo com o pé. O goleiro salvava o BVB. Malen deveria ser substituído nesta reta final, mas a lesão de Julian Ryerson forçou uma mudança de planos. Algo que premiou o técnico Edin Terzic. Num lance isolado, Malen determinou a vitória aos 43. Numa cobrança de escanteio, Nmecha desviou no primeiro pau e a bola ficou limpa para o ponta. Malen chutou errado, mas só assim conseguiu estufar as redes. Não era o resultado merecido, mas o Dortmund ficava com a vitória, segurando a pressão nos acréscimos.
O Borussia Dortmund tem uma tabela tranquila neste início de Bundesliga. Pega Bochum e Heidenheim nas próximas rodadas, até o sarrafo subir contra o Freiburg. Já o Colônia encara o Wolfsburg, que estreou com vitória no campeonato.